Este estudo serviu para conhecermos os factores que compõem a imagem que os espectadores de futebol têm da equipa, aferindo o seu impacto sobre a satisfação e lealdade. Recolhemos 488 questionários em jogos da Liga Sagres e Liga dos Campeões, durante a época de 2009. Através da análise factorial identificámos a marca, o sucesso e características de jogo da equipa, a restauração, o pessoal não jogador, a história/tradição, a comunidade em redor do estádio, os atributos organizacionais, o compromisso e a rivalidade como factores que compõem a imagem. Com a regressão linear constatámos que estes factores têm pouca influência na satisfação (28%) e, explicam cerca de 62,4% da lealdade dos espectadores. O sucesso e as características de jogo da equipa, o pessoal não jogador, a marca e o compromisso permitem-nos compreender a satisfação; ao passo que os atributos organizacionais, o sucesso e características da equipa, a marca, o compromisso, a história/tradição, o pessoal não jogador e a restauração explicam a lealdade. A imagem dos espectadores difere quanto às habilitações literárias e filiação, mas não quanto ao género e à prática de futebol. A intenção de recomendar o jogo do clube é superior quando comparado com o grau de satisfação.
PALAVRAS-CHAVE:imagem, lealdade, satisfação, espectadores, futebol, caracterização sociodemográfica.