Biblioteca

Seja um dos 9 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2316-932X

A importância da adoção do sócio torcedor como estratégia de inovação para aumentar as receitas dos clubes de futebol no Brasil

Arquivos

Resumo

O presente artigo visa apresentar a adoção da estratégia de sócio torcedor como inovação com impacto direto no faturamento dos clubes de futebol brasileiros. Utilizando a teoria de gestão da inovação, inovação no esporte e do consumidor esportivo, aplicou-se uma análise qualitativa comparando a evolução da receita advinda dos sócios torcedores nos 12 principais clubes brasileiros. Os resultados mostram que na maioria dos casos a implementação inovadora do programa de Sócio Torcedor diminui o impacto das oscilações de receita com bilheteria no faturamento dos clubes em anos em que seu desempenho esportivo não tenha sido o esperado.

Resumen

Este artículo presenta la adopción de fan socio de la estrategia y la innovación con impacto directo en los ingresos de los clubes de fútbol brasileños. El uso de la teoría de la gestión de la innovación, la innovación en los deportes y el consumidor deportes, se aplicó un análisis cualitativo comparando la evolución de los ingresos procedentes de los fans de socios en 12 grandes clubes brasileños. Los resultados muestran que en la mayoría de los casos, la aplicación innovadora del programa de Apoyo Socio reduce el impacto de los ingresos de taquilla a las fluctuaciones de los ingresos de los clubes en los años en que no se ha esperado su rendimiento deportivo.

Abstract

This paper presents the adoption team membership as an innovation strategy with direct impact on revenues of Brazilian football clubs. Using the theory of innovation management, innovation in sports and sports consumer, was applied a qualitative analysis comparing the evolution of the revenue from the team memberships in 12 major Brazilian clubs. The results show that in most cases the implementation of innovative Team Membership program reduces the impact of fluctuations in revenue from ticket sales at the clubs in years when their sport performance was not expected.

Referência

CARDOSO, Marcos Vinicius; SILVEIRA, Marcelo Paciello. A importância da adoção do sócio torcedor como estratégia de inovação para aumentar as receitas dos clubes de futebol no Brasil. Podium Sport, Leisure and Tourism Review. São Paulo, v. 3, n. 3, 2014.
Cadastre-se para receber novidades