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ISSN 2448-2455

A influência da qualidade de serviços na satisfação e nas intenções comportamentais de espectadores do futebol: Um estudo no futebol pernambucano

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Resumo

O objetivo deste estudo foi examinar a influência da percepção da qualidade do serviço na satisfação e nas intenções comportamentais dos espectadores do Campeonato de Futebol Profissional de Pernambuco de 2017 – Brasil. Os dados foram coletados em dia de jogos, a partir de um questionário adaptado, composto por quatro variáveis. A amostra foi composta por espectadores da competição, dividida em dois momentos (1º. n=386 / 2º. n= 620). Os dados foram analisados através da análise de equações estruturais de duas etapas no AMOS 24. Após o refinamento do modelo, os resultados do modelo estrutural [χ² (314) = 762,849 (p < .001) χ²/df = 2,42; GFI = .92; CFI = .95; RMSEA = .05] indicaram que a performance dos jogadores influenciou positivamente tanto a satisfação (β = .76, p < .001) quanto as intenções comportamentais (β = .33, p < .001). Por sua vez, a experiência como torcedor influenciou de forma positiva unicamente as intenções comportamentais dos espectadores (β = .38, p < .001). Conclui-se que para o clube prestar um serviço de qualidade, bem avaliado por parte dos espectadores, principalmente em relação aos aspectos do jogo/jogadores é um caminho para satisfazê-los e gerar intenções comportamentais positivas.

Abstract

The aim of this study was to examine the influence of service quality perception on spectators’ satisfaction and behavioral intentions in the Pernambuco Professional Football Championship of 2017 – Brazil. Data were collected on match days, using an adapted questionnaire, consisting of four variables. The sample was composed of spectators at the competition, divided into two moments (1st. n = 386 / 2nd. n = 620). The data were analyzed through two-step structural equation modeling in AMOS 24. After the refinement of the model, the results of the structural model [χ² (314) = 762.849 (p <.001) χ² / df = 2.42; GFI = .92; CFI = .95; RMSEA = .05] indicated that the players’ performance positively influenced both satisfaction (β = .76, p <.001) and behavioral intentions (β = .33, p <.001). In turn, the crowd experience had a positive influence only on the spectators’ behavioral intentions (β = .38, p <.001). It is concluded that provision of service quality, positively evaluated by the spectators, especially in relation to the aspects of the game/players, is a way for the club to satisfy them and generate positive behavioral intentions.

Referência

PEDROSO, Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz; MIRANDA, Yves de Holanda Batista de; SARMENTO, José Pedro; SILVA, Victor Henrique Rodrigues; DIAS, Cláudia. A influência da qualidade de serviços na satisfação e nas intenções comportamentais de espectadores do futebol: Um estudo no futebol pernambucano. Journal of Physical Education. Maringá, v. 32, n. 1, p. 1-12, 2021.
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