O presente estudo teve como objetivo geral investigar a intervenção pedagógica do conteúdo de treinadores de futebol profissional durante as sessões de treino. Paralelamente, pretendemos ainda identificar quando, como e a quem são dirigidos os conteúdos em causa. A amostra foi constituída por 3 treinadores de futebol profissional, durante a época 2013/2014, em equipas a competir na 2ª Divisão do Campeonato Português de Futebol. O estudo comportou a aplicação de um instrumento de observação (SAPCI), de modo a obter o perfil de intervenção pedagógica do treinador no processo ensino-aprendizagem/treino dos conteúdos substantivos do Futebol. A realização deste estudo mostrou que: 1) os treinadores incidem as suas intervenções de conteúdo pedagógico maioritariamente sobre conteúdos de ordem tática, sobretudo de caráter ofensivo; 2) a maioria das instruções emitidas pelo treinador é de caráter geral, sob a forma prescritiva, dando também muita importância ao feedback de encorajamento; 3) os feedbacks são emitidos maioritariamente no momento em que o jogador se encontra a realizar o exercício; 4) os feedbacks são emitidos preferencialmente para a equipa.
PALAVRAS-CHAVE: FUTEBOL; INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DE CONTEÚDO; TREINADOR; TÁTICA.