Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 0101-3289

A mídia e a construção do herói esportivo: análise de publicidades com Ronaldo “Fenômeno”

Número

n. 3

Ano

2011

Volume

v. 33

Área de concentração

Ciências do Esporte

Cidade

Florianópolis

Páginas

p. 637-651

Arquivos

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar os discursos e imagens utilizadas na construção do herói esportivo. O corpus de análise foi constituído por três peças publicitárias com o jogador de futebol Ronaldo, que foram descritas e posteriormente analisadas com base na Análise de Discurso e na Semiologia. Pode-se concluir que a propaganda “Ronaldo toureiro” criou a imagem do herói capaz de feitos extraordinários, inexplicáveis e admiráveis, misturando elementos do real e do irreal. Já nas propagandas “Boas vindas a Ronaldo” e “Ronaldo brahmeiro”, as estratégias discursivas constroem a imagem do herói capaz de superar os obstáculos e dificuldades, ressaltando a persistência, determinação e a capacidade de acreditar em si, se ancorando na formação ideológica do neoliberalismo. 

Resumo (outro idioma)

El objetivo de este estudio fue analizar las imágenes y discursos utilizados en la construcción del héroe deportivo. El corpus se compone de tres piezas de publicidad con el futbolista Ronaldo, que se describe a continuación y analizadas con base en el Análisis del Discurso y la Semiología. Se puede concluir que el anuncio “Ronaldo matador” creó la imagen del héroe que puede hacer extraordinario, inexplicable y maravilloso, los elementos de la mezcla de lo real y lo irreal. Ya en los anuncios de “Bienvenido a Ronaldo” y “Brahmeiro Ronaldo” las estrategias discursivas construir la imagen del héroe que puede superar los obstáculos y dificultades, haciendo hincapié en la persistencia, determinación y capacidad de creer en si mismos, anclar la formación ideológica del neo-liberalismo. 

Abstract

The aim of this study was to analyze the discourses and images used in the construction of the sporting hero. The corpus analysis consisted of three parts advertising with soccer star Ronaldo, who were subsequently described and analyzed based on the Discourse Analisys and Semiology. It can be concluded that propaganda “bullfighter Ronaldo” created the image of the hero capable of extraordinary feats, and unexplained admirable, mixing elements of the real and the unreal. Already advertisements in “Welcome to Ronaldo” and “Ronaldo Brahmeiro” discursive strategies that construct the image the hero who can overcome obstacles and difficulties, highlighting the persistence, determination and ability to believe in themselves, anchoring the ideological formation of neoliberalism. 

Referência

GODOI, Marcos Roberto. A mídia e a construção do herói esportivo: análise de publicidades com Ronaldo “Fenômeno”. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Florianópolis, v. 33, n. 3, p. 637-651, 2011.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A