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Dissertação

A organização do trabalho pedagógico da Educação Física e a pedagogia histórico-crítica

limites e possibilidades
Ano

2018

Faculdade/Universidade

Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica, Universidade Federal de Goiás

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Ensino na Educação Básica

Páginas

400

Arquivos

Resumo

Este trabalho tem como objeto de estudo a organização do trabalho pedagógico da Educação Física à luz da pedagogia histórico-crítica. A pergunta central que orientou toda a realização desta pesquisa foi: “Quais os limites e possibilidades para a implementação de uma proposta pedagógica de Educação Física a partir da pedagogia histórico-crítica na organização do trabalho pedagógico de uma escola estadual de Itaberaí”? O objetivo geral da pesquisa foi investigar e analisar os limites e possiblidades para a implementação de uma proposta pedagógica de Educação Física a partir da pedagogia histórico-crítica na organização do trabalho pedagógico em uma escola estadual de Itaberaí-GO. Como objetivos específicos, elencamos: a) investigar o papel e a inserção da Educação Física na organização do trabalho pedagógico do Centro de Ensino em Tempo Integral Honestino Monteiro Guimarães; b) identificar e analisar as concepções de Educação Física empregadas nos discursos da comunidade escolar (professores, alunos e equipe gestora); c) sistematizar uma proposta de Educação Física a partir da pedagogia histórico-crítica e aplicá-la aos alunos do 3º ano do ensino médio desta escola; d) identificar e analisar, a partir da sistematização proposta, os limites e as possibilidades para se trabalhar com os conteúdos da Educação Física a partir da Pedagogia Histórico-Crítica nesta escola. Trabalhamos com a hipótese de que é possível implementar uma proposta pedagógica para a Educação Física a partir da pedagogia histórico-crítica na organização do trabalho pedagógico da escola, mesmo apesar dos limites inerentes às contradições encontradas em uma instituição que é peça motriz do modo de produção dominante. A turma escolhida para a implementação da proposta foi o 3º ano do ensino médio. O conteúdo foi o futebol. Utilizamos como instrumentos de pesquisa questionários semiabertos, entrevistas semiestruturadas, análise documental, observação livre e diário de campo. Como técnica de coleta de dados utilizamos a análise de conteúdo. O marco teórico desta pesquisa é a pedagogia histórico-crítica (Dermeval Saviani), a metodologia crítico-superadora (Coletivo de Autores) e a psicologia histórico-cultural (Lígia Márcia Martins, Newton Duarte). Trata-se de um estudo de caso de cunho crítico-dialético e abordagem qualitativa. O produto desta pesquisa será uma sequência didática elaborada a partir da proposta de intervenção que foi desenvolvida. A nossa síntese provisória nos permite afirmar que a organização do trabalho pedagógico da Educação Física na escola pesquisada tem refletido os desígnios da escola capitalista. Contudo, por meio da intervenção realizada, constatou-se que é possível promover rupturas a partir de um trabalho pedagógico pautado pela pedagogia histórico-crítica.

Abstract

This work has as object of study the organization of the pedagogical work of Physical Education in the light of historical-critical pedagogy. The central question that guided the whole realization of this research was: “What are the limits and possibilities for the implementation of a pedagogical proposal of Physical Education from the historical-critical pedagogy in the organization of the pedagogical work of a state school in Itaberaí”? The general objective of the research was to investigate and analyze the limits and possibilities for the implementation of a pedagogical proposal of Physical Education from the historical-critical pedagogy in the organization of the pedagogical work in a state school of Itaberaí-GO. As specific objectives, we highlight: a) to investigate the role and the insertion of Physical Education in the organization of the pedagogical work of the Honestino Monteiro Guimarães Center for Integral Teaching; b) identify and analyze the conceptions of Physical Education used in the discourses of the school community (teachers, students and management team); c) systematize a proposal of Physical Education from the historical-critical pedagogy and apply it to the students of the 3rd year of high school of this school; d) to identify and analyze, from the proposed systematization, the limits and possibilities for working with the contents of Physical Education from the Pedagogy of History in this school. We work with the hypothesis that it is possible to implement a pedagogical proposal for Physical Education from the historical-critical pedagogy in the organization of the pedagogical work of the school, even in spite of the inherent limits to the contradictions found in an institution that is a driving force dominant mode of production. The group chosen for the implementation of the proposal was the 3rd year of high school. The content was football. Semi-structured questionnaires, semi-structured interviews, documentary analysis, free observation and field diary were used as research instruments. As a data collection technique, we use content analysis. The theoretical framework of this research is historicalcritical pedagogy, critical-overcoming pedagogy and historical-cultural psychology, whose references are found in Dermeval Saviani, Newton Duarte, Lígia Márcia Martins, Micheli Ortega Escobar, among others. It is a study and case of a critical-dialectical and qualitative approach. The product of this research will be a didactic sequence elaborated from the intervention proposal that was developed. Our provisional synthesis allows us to affirm that the organization of the pedagogical work of Physical Education in the researched school has reflected the designs of the capitalist school. However, through the intervention carried out, it was found that it is possible to promote ruptures from a pedagogical work guided by historicalcritical pedagogy.

Sumário

INTRODUÇÃO, 13

1 ASPECTOS METODOLÓGICOS, 19
1.1 Levantamento da produção científica, 19
1.2 Os procedimentos da pesquisa, 22
1.3 Caracterização do lócus da pesquisa, 29
1.3.1 A cidade, 29
1.3.2 A escola, 30
1.3.3 Os participantes da pesquisa, 31
1.4 O produto da pesquisa, 32

2 A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO CATEGORIA EXPLICATIVA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA, 33
2.1 As políticas educacionais e os pares dialéticos objetivo/avaliação e conteúdo/forma na OTP da escola capitalista, 40
2.2 O impacto das novas teorias pedagógicas e políticas educacionais para a OTP do CEPIHMG, 49
2.3 A Escola do Acolhimento Social e o esvaziamento dos conteúdos escolares no
processo de consolidação da Educação Física enquanto componente curricular, 64
2.4 O PPP do CEPI-HMG como reflexo da Escola do Acolhimento Social, 69

3 POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DIANTE DOS LIMITES IMPOSTOS PELA
REALIDADE, 78
3.1 A pedagogia histórico-crítica: fundamentos histórico-filosóficos, 79
3.2. Contribuições da psicologia histórico-cultural para a pedagogia histórico-crítica, 90
3.3 O método pedagógico, 105 
3.4 Educação Física e Pedagogia Histórico-Crítica, 119
3.5 O processo de construção de uma proposta pedagógica de Educação Física a partir da pedagogia histórico-crítica, 130
3.5.1 Seleção dos conteúdos, 132
3.5.2 Definindo objetivos, 140
3.5.3 Trato com o conhecimento (Metodologia), 142 
3.5.4 Avaliação, 145
3.5.5 A proposta pedagógica, 147

4 ANALISANDO OS LIMITES E AS POSSIBILIDADES DE UMA INTERVENÇÃO
PEDAGÓGICA NA REALIDADE DA ESCOLA, 151
4.1 A rotina da Educação Física na escola: o que pudemos observar?, 151
4.2 A experiência realizada, 153
4.3 O destinatário da ação pedagógica, 177
4.4 O conteúdo, 188
4.5 A forma, 201

CONSIDERAÇÕES FINAIS, 214

REFERÊNCIAS, 219

Referência

ALVES, Naiá Márjore Marrone. A organização do trabalho pedagógico da Educação Física e a pedagogia histórico-crítica: limites e possibilidades. 2018. 400 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.