O estudo investiga a Representação Social e ideologia do futebol. Ele revela que o futebol é, para a grande maioria dos brasileiros, uma forte paixão, uma fonte de dinheiro e uma forma de lazer que distrai e ao mesmo tempo descarrega tensões. O referencial teórico que dá suporte a esta investigação consiste de Futebol, Cultura e Identidade Nacional, Representações Sociais e Ideologia. Os dois primeiros pontos nos auxiliam a conhecer a história do futebol e como ele foi sendo incorporado a nossa cultura. E, através da Representação Social do futebol, buscamos aspectos reveladores que possibilitem compreender a força deste esporte e suas implicações ideológicas. A pesquisa foi realizada com homens e mulheres, torcedores e não torcedores, no período de outubro de 1997 a dezembro de 1998, em Porto Alegre. Os dados foram coletados através de quatro grupos focais, dez testes de Associação de Palavras e material gráfico e áudio-visual. De todo material analisado, foi possível identificar três grandes dimensões que compõem a Representação Social do futebol: paixão, dinheiro e válvula de escape. A interpretação destas dimensões foi baseada no referencial metodológico de THOMPSON (1995), denominado por ele de Hermenêutica de Profundidade.