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Dissertação

A paixão é uma bola

A representação social e a ideologia do futebol
Ano

1999

Faculdade/Universidade

Instituto de Psicologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Psicologia

Páginas

156

Resumo

O estudo investiga a Representação Social e ideologia do futebol. Ele revela que o futebol é, para a grande maioria dos brasileiros, uma forte paixão, uma fonte de dinheiro e uma forma de lazer que distrai e ao mesmo tempo descarrega tensões. O referencial teórico que dá suporte a esta investigação consiste de Futebol, Cultura e Identidade Nacional, Representações Sociais e Ideologia. Os dois primeiros pontos nos auxiliam a conhecer a história do futebol e como ele foi sendo incorporado a nossa cultura. E, através da Representação Social do futebol, buscamos aspectos reveladores que possibilitem compreender a força deste esporte e suas implicações ideológicas. A pesquisa foi realizada com homens e mulheres, torcedores e não torcedores, no período de outubro de 1997 a dezembro de 1998, em Porto Alegre. Os dados foram coletados através de quatro grupos focais, dez testes de Associação de Palavras e material gráfico e áudio-visual. De todo material analisado, foi possível identificar três grandes dimensões que compõem a Representação Social do futebol: paixão, dinheiro e válvula de escape. A interpretação destas dimensões foi baseada no referencial metodológico de THOMPSON (1995), denominado por ele de Hermenêutica de Profundidade.

Referência

OLIVEIRA, Fátima Oliveira de. A paixão é uma bola: A representação social e a ideologia do futebol. 1999. 156 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1999.
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