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ISSN 1984-3917

A patrimonialização do futebol no Instagram: análise dos perfis de clubes de futebol no Brasil durante a pandemia

Periódico / Revista

Museologia e Patrimônio

Número

n. 1

Ano

2021

Volume

v. 14

Páginas

p. 36-63

Arquivos

Resumo

No ano de 2020, a pandemia gerada pelo COVID-19 paralisou competições esportivas e torcedores ficaram sem o seu principal momento de expressão do sentimento de pertencimento aos clubes: o jogo de futebol (DAMO, 2008). O resultado do isolamento refletiu no aumento de novos inscritos nas redes sociais. Diante desse cenário, esse artigo visa analisar o processo de patrimonialização do futebol através de postagens de cunho histórico (#TBT ou Throwback Thursday) nos perfis oficiais dos cinco clubes de futebol brasileiro com maior número de seguidores na rede social Instagram. Esse estudo exploratório parte da noção de patrimônio como categoria de pensamento (GONÇALVES, 2003) e que o patrimônio pode surgir na “virtualidade” (DODEBEI, 2006). A coleta foi realizada utilizando um software de raspagem de dados na internet e, devido aos critérios de recorte, um total de 49 publicações foram submetidas à um conjunto de técnicas de análise de conteúdo (MINAYO, 1994) e categorização de dados da internet (FRAGOSO; RECUERO; AMARAL, 2011). A análise das postagens revela que o processo de patrimonialização do futebol se dá através de três narrativas: de identificação, de idolatria e de conquistas. Essas narrativas contribuem para a preservação das tradições e memória coletiva da torcida-clube, revelam uma disputa simbólica de representatividade, de afirmação social da comunidade de sentimento (torcida) e, também, de poder no campo digital através da memória (passado histórico). A produção de conteúdo online voltada à preservação e comunicação da memória do clube é relegada a um segundo plano ou não compreendida como uma forma de expressão da identidade do clube. Assim, pode-se concluir que os clubes “constroem” sua identidade digital em torno do cotidiano da equipe profissional (time) e as ações em torno da atividade esportiva (jogo e competição). A “torcida” e a “memória” são elementos associados ao “time” (e jogadores), que apesar do seu caráter transitório, é “preservado” e se torna um aspecto permanente do patrimônio digital dos clubes.

Palavras-chave: Patrimônio Digital, Futebol, Instagram, Memória, Identidade.

Abstract

In 2020 the COVID-19 pandemic stopped sports competitions and football fans were left without their main moment of expression of belongness to clubs: the football match (DAMO, 2008). The result of social isolation reflected in the increasing of new followers in the clubs’ social media channels. Based on this context, this paper aims to analyze the football patrimonialization process thorough historical meaning posts (#TBT or Throwback Thursday) of the official accounts of five Brazilian football clubs with the highest number of followers in Instagram. This exploratory study is based on idea that heritage is a “thought” (GONÇALVES, 2003) as well as it could emerge from “virtuality” (DODEBEI, 2006). The data were collected by an internet date scraping software and due the selected criteria, a total of 49 posts were submitted to a group of content analysis techniques (MINAYO, 1994) and internet data categorization (FRAGOSO; RECUERO; AMARAL, 2011). The posts analysis reveals three categories of the football patrimonialization process: identification, idolatry and achievements. These narratives contribute to the preservation of traditions and collective memory of clubs and fans. Also, they reveal a symbolic dispute of representativeness, the social affirmation of the feeling community (supporters) and a power dispute in digital field through memory (historical past). The online content development for preservation and club memory communication is relegated to a secondary level or it is not fully understood as a form of expression of the club identity. Therefore, it can be concluded that clubs “develop” the digital identity around the daily routine of the professional team and the sporting activities (match and competition). The “fans” and the “memory” are elements associated to the “team” (and players), which despite their transitory character, they are “preserved” and become a permanent aspect of the clubs’ digital heritage.

Key-words: Sporting Digital Heritage, Football, Instagram, Memory, Identity.

Referência

ROLIM, Luis Henrique; TEIXEIRA, Carlos Roberto Gaspar. A patrimonialização do futebol no Instagram: análise dos perfis de clubes de futebol no Brasil durante a pandemia. Museologia e Patrimônio. Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 36-63, 2021.
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