No andamento do curso de Licenciatura em Educação Física fui percebendo que a educação não se restringe à escola, nos educamos com o/a outro/a em todos os tempos-espaços. Ao conhecer e me identificar com essa perspectiva de vida, decidi então procurar por projetos sócio-educacionais e acabei por conhecer um projeto de atividades de lazer em que participam crianças de bairros periféricos de um município do interior de São Paulo. Dentre as atividades diversificadas desenvolvidas nesse projeto há o Fútbol Callejero, jogo em que tive maior proximidade, sendo, inclusive, convidado a participar como mediador do Mundial de Futebol de Rua, que aconteceu em julho de 2014, na cidade de São Paulo. A partir das experiências no projeto e no mundial, bem como da percepção de seu potencial educativo, decidi aprofundar os estudos nesta prática social. Isto posto, o principal objetivo desta pesquisa é identificar e compreender processos educativos que decorrem da prática social da mediação no Fútbol Callejero. O estudo foi realizado a partir de pesquisa de corte qualitativo, a qual não se atém em generalizações ou em neutralidade na investigação O caminho percorrido por este estudo, tanto na coleta como na análise dos dados, teve inspiração fenomenológica, mais especificamente no que tange ao fenômeno situado. Para a coleta de dados, utilizou-se entrevistas com seis mediadores/as realizadas em março de 2019, que participam ou participaram de reuniões de formação na metodologia do Fútbol Callejero. As análises das entrevistas resultaram em duas categorias, a saber: a) “Construção do conhecimento e vivências de novas práticas”; b) “Protagonismo comunitário no tornar-se mediador/a de Fútbol Callejero”. Consideramos que em sua raiz, os idealizadores do Fútbol Callejero, tinham o anseio de que a partir da vivência do jogo se fortalecesse o protagonismo juvenil, a liderança, o diálogo e a recuperação de valores como respeito, cooperação e solidariedade.
Palavras-Chave: Processos Educativos. Fútbol Callejero. Mediação.