Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2175-8042

A produção da Educação Física brasileira sobre fair play e racismo no esporte: estado da arte de teses e dissertações

Periódico / Revista

Motrivivência

Número

n. 60

Ano

2019

Volume

v. 31

Páginas

p. 1-20

Arquivos

Resumo

Fair Play (FP) refere-se a atitudes moralmente boas na prática esportiva e reprova o racismo. No Brasil, o esporte começou a se desenvolver após o fim da escravidão, de modo que o racismo acompanha a sua história. A pesquisa teve por objetivo mapear e analisar a produção acadêmica da Educação Física brasileira sobre a temática do FP e do racismo no esporte. Realizou-se revisão bibliográfica das teses e dissertações produzidas nos principais Programas de Pós-Graduação de Educação Física brasileiros. Levantaram-se 32 teses e 103 dissertações, das quais cinco teses e dez dissertações foram analisadas. Essa considerável redução ocorreu porque poucos trabalhos relacionam diretamente as duas temáticas. Entre os analisados, destacaram-se aqueles que abordaram o fenômeno esportivo a partir da perspectiva do racismo estrutural, em modalidades como futebol, capoeira e boxe. Houve também expressiva parcela que realçou a importância do FP e do combate ao racismo na Educação Física escolar.

PALAVRAS-CHAVE: Espírito esportivo; Racismo; Esportes; Educação física; Brasil

Resumo (outro idioma)

Fair Play (FP) se refiere a actitudes moralmente buenas en la práctica deportiva y rechaza al racismo. En Brasil, el deporte comenzó a desarrollarse después del fin de la esclavitud, y el racismo acompaña su historia. El objetivo de la investigación es mapear y analizar la producción académica de la Educación Física brasileña sobre la temática del FP y del racismo en el deporte. Se realizó una revisión bibliográfica de las tesis y disertaciones producidas en los principales programas de posgrado de Educación Física brasileños. Fueron recopiladas 32 tesis y 103 disertaciones, de las cuales 5 tesis y 10 disertaciones fueron analizadas. Esta significativa reducción ocurrió porque pocos trabajos tienen relación directa con las dos temáticas. Entre los analizados, se destacan aquellos que abordan el fenómeno deportivo desde la perspectiva del racismo estructural, en modalidades como fútbol, capoeira y boxeo. Hubo también una cantidad importante de investigaciones que destacan la importancia del FP y de la lucha contra el racismo en la Educación Física escolar.

PALABRAS-CLAVE: Juego limpio; Racismo; Deportes; Educación física; Brasil

Abstract

Fair Play (FP) refers to morally good attitudes in sporting practices and the rejection of racism. In Brazil sports started to develop after the end of slavery, and racism followed its history. The purpose of this research is to map and analyze the Brazilian Physical Education literature about FP and racism in sports. A bibliographic review of thesis and dissertations from the main postgraduation programs of the country was carried out. Thirty-two thesis and 103 dissertations were found; five theses and ten dissertations were analyzed. This large reduction happened because only a few related directly to both issues. Among the analyzed work, those that approach sports from the perspective of structural racism in practices such as football, capoeira and boxing stand out. There was also a significant amount of studies that highlight the importance of FP and the fight against racism in school Physical Education.

KEYWORDS: Fair play; Racism; Sport; Physical education; Brazil

Referência

BRAGA, João Vitor Busquim; OSHIMA, Kevin Keiti; DALBEN, André. A produção da Educação Física brasileira sobre fair play e racismo no esporte: estado da arte de teses e dissertações. Motrivivência. Florianópolis, v. 31, n. 60, p. 1-20, 2019.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A