Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
TCC

A relação dos brasileiros com clubes estrangeiros

A globalização do futebol
Ano

2018

Faculdade/Universidade

Departamento de Geociências, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Tema

TCC

Área de concentração

Bacharel em Geografia

Páginas

83

Arquivos

Resumo

Esta pesquisa apresenta uma análise sobre a relação entre a identidade estabelecida entre os torcedores de clubes de futebol estrangeiros, a história do futebol no Brasil e no mundo, a globalização e a cultura. Apesar de toda a tradição do esporte no Brasil, é comum observarmos mais jovens, adultos e crianças torcendo por clubes estrangeiros de futebol. Com a globalização, a ordem das redes e o avanço das técnicas, principalmente as de difusão da mídia, o futebol tornou-se um produto da indústria cultural, passou por transformações desde a introdução do rádio e da televisão, até os dias de hoje, em que se apresenta através das novas mídias como a internet. Assim, ocorre maior visibilidade e contato entre torcedores do mundo todo e os clubes de futebol mais famosos. Em meio a este contato, muitos indivíduos se identificam com algumas características de um clube: a história, os jogadores, a torcida ou simplesmente um amor inexplicável ocorre e eles se tornam torcedores desse clube estrangeiro. Através das pesquisas, foi observado que a distância já não é um fator que dificulta ou impede o ato de torcer, que as preferências e as vivências dos indivíduos influenciam na relação de identidade entre o torcedor e o seu clube. O futebol estrangeiro ainda não substitui por completo o futebol brasileiro, mas dentro do mundo globalizado e pós-moderno, já se apresenta como uma nova possibilidade para os torcedores.

Palavras-Chave: Globalização; Identidade; Futebol.

Abstract

This research presents an analysis of the relationship between the Brazilian football supporters’ identity, the evolution of football in Brazil and in the world, globalization and culture. Despite Brazil’s strong tradition in the sport, it became usual to see young people, adults and children supporting foreign football clubs. With globalization’s influence, the geography networks and the technic improvements, such as the media diffusion technologies, football became a product of the cultural industry, has undergone transformations since the introduction of radio and television, until today with the new media platforms such as the internet. Thus, there is a bigger visibility and contact between supporters and the world’s most famous football clubs. With this visibility, many individuals identify with some club’s characteristics such as history, players, the supporters or simply an inexplainable love occur and they become fans. The questionnaire was used to approach the object of study (football), and the actors composing the phenomenon (the fans). Through the answers, it was observed that the distance is no longer seen as a factor that hinders the support, and the supporter’s experiences through life helps to build the identity relationship between the supporter and his football club. Brazil’s football is not yet completely replaced by the foreign football clubs, but within the globalized and postmodern world it already presents a new possibility for the supporters.

Key words: Football; Globalization; Identity.

Sumário

INTRODUÇÃO, 10

CAPÍTULO 1 – UM JOGO DE GLOBALIZAÇÃO, CULTURA E IDENTIDADE, 13
1.1 Globalização, 14
1.1.1 A globalização e as redes, 17
1.1.2 Escala: global e o local, 20
1.2 Cultura e a Globalização, 22
1.3 O futebol, 26
1.4 No país do futebol, 30

CAPÍTULO 2 – A VOZ DO TORCEDOR E A APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO, 38
2.1 O uso do questionário como fonte de dados, 38
2.2 Resultados e discussões, 39
2.3 Prorrogação, 49

CAPÍTULO 3 – CONSIDERAÇÕES FINAIS, 53

REFERÊNCIAS, 56

APÊNDICES, 60
Apêndice A – Questionário de Coleta de Dados, 61
Apêndice B – Ensaios sobre os resultados do questionário, 65

Referência

GADOTTI, Jéssica. A relação dos brasileiros com clubes estrangeiros: A globalização do futebol. 2018. 83 f. TCC (Bacharel em Geografia) - Departamento de Geociências, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2018.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A