Esta pesquisa apresenta uma análise sobre a relação entre a identidade estabelecida entre os torcedores de clubes de futebol estrangeiros, a história do futebol no Brasil e no mundo, a globalização e a cultura. Apesar de toda a tradição do esporte no Brasil, é comum observarmos mais jovens, adultos e crianças torcendo por clubes estrangeiros de futebol. Com a globalização, a ordem das redes e o avanço das técnicas, principalmente as de difusão da mídia, o futebol tornou-se um produto da indústria cultural, passou por transformações desde a introdução do rádio e da televisão, até os dias de hoje, em que se apresenta através das novas mídias como a internet. Assim, ocorre maior visibilidade e contato entre torcedores do mundo todo e os clubes de futebol mais famosos. Em meio a este contato, muitos indivíduos se identificam com algumas características de um clube: a história, os jogadores, a torcida ou simplesmente um amor inexplicável ocorre e eles se tornam torcedores desse clube estrangeiro. Através das pesquisas, foi observado que a distância já não é um fator que dificulta ou impede o ato de torcer, que as preferências e as vivências dos indivíduos influenciam na relação de identidade entre o torcedor e o seu clube. O futebol estrangeiro ainda não substitui por completo o futebol brasileiro, mas dentro do mundo globalizado e pós-moderno, já se apresenta como uma nova possibilidade para os torcedores.
Palavras-Chave: Globalização; Identidade; Futebol.