A presente dissertação analisa as possibilidades comunicacionais da camisa de futebol como parte do processo midiático esportivo. Nos anos 2011, 2012 e 2013 a equipe de futebol Sport Club Corinthians Paulista utilizou constantemente em sua camisa de jogo mensagens com diferentes temáticas, como problemas sociais, catástrofes naturais, logotipos de camapanhas, homenagens diversas, entre outras. O uso da camisa como forma de comunicação realizada pelo time transcende a barreira do estético e visual, na medida em que funciona como portadora e distribuidora da informação dentro e fora dos gramados, quando a mensagem é legitimada com a repercussão da mídia, em especial nos seguintes sites esportivos: Globo Esporte, ESPN e Lance Net. Os estudos culturais da terceira geração concentram autores na pesquisa das intenções da mídia, colaboraram para elucidar o processo de construção midiática acerca do fenômeno, desde a criação das mensagens pelo departamento de marketing do time até a aceitação e prolongamento das matérias nos sites esportivos. Para investigar os interesses do clube em produzir as mensagens e da mídia em repercutir o fenômeno foi necessário coletar os releases postados no site oficial do time e construir quadros de análises com as postagens repercutidas nos três sites observados. Para tanto foram utilizados a teoria da notícia, com os estudos de Newsmaking de Mauro Wolf e os conceitos de noticiabilidade de Nelson Traquina. A pesquisa também contou com a técnica de observação e coleta; o uso do método de análise de conteúdo possibilitou quantificar e categorizar as ações, que permitiu posteriormente realizar a triangulação dos dados para compreender as intenções do Corinthians na produção das mensagens e os supostos motivos da mídia em repercuti-las.
Palavras-chave: Camisa de futebol; Corinthians; Midiatização; Comunicação.