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Tese

A virada econômica do futebol

Observações a partir do Brasil, Argentina e uma Copa do Mundo
Ano

2010

Faculdade/Universidade

Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Tema

Tese

Área de concentração

Doutorado em Antropologia

Páginas

228

Arquivos

Resumo

Esta tese procura compreender as transformações ocorridas nos estádios de futebol a partir da década de 1980. Através da pesquisa em estádios de futebol no Brasil, na Alemanha e na Argentina, procuramos evidenciar a forma como processos sociais mais amplos se materializaram na configuração deste espaço singular que é um estádio de futebol. Procuramos delinear, em cada caso estudado, o contexto social que coordenou as propostas de novas formas de gestão deste esporte, a partir da análise das transformações ocorridas nos estádios. Vemos que, no futebol moderno, convertido em mercadoria e regido pela lógica de mercado, os estádios assumem uma importância central, um palco onde a partida de futebol é somente mais um dos produtos em oferta a serem consumidos. Da mesma forma, procurou-se mostrar que a nova concepção de estádios pressupõe a formação de um novo tipo de torcida, neutra, pacificada e constantemente vigiada, convertida em consumidora.
 
Palavras-chave: Antropologia do futebol, futebol, Estádios de futebol, economia, gestão do esporte, Copa do Mundo.

Abstract

This thesis seeks to understand the changes in the football stadiums since the 1980s. Through research in soccer stadiums in Brazil, Germany and Argentina, it is intended to show how broader social processes materialize in the setting of this unique space that is a football stadium. We seek to outline, in each case studied, the social context that coordinated the new management of the sport. The analysis of changes in the modern stadiums enabled us see that, in the modern game, converted into a commodity and governed by market logic, the stadiums are of critical importance, a stage where soccer is just one of the many commodities offered for consumption. Similarly, we tried to show that the new stadium designs requires the formation of a new kind of supporter, neutral, peaceful and constantly monitored, governed by consumerism.
 
Key-words: Soccer, anthropology, soccer stadiums, economy, World Cup.

Sumário

Introdução, 10
 
1.Mudando a Regra do Jogo: a Mercadorialização do Futebol, 36
1.1.Do Folk Football ao The People’s Game, 39
1.2.Virando o jogo: Thatcher FC, 46
1.3.A televisão entra em campo, 52
1.4.“Nosso clube, nossas regras”, 59
 
2.Novos Estádios Para Novos Tempos, 65
 
3.Brasil: adaptações do futebol-empresa, 80
3.1.Breve história da construção de estádios no Brasil, 87
3.1.1.Primeiros momentos, 88
3.1.2.Estádio das Laranjeiras, 90
3.1.3.São Januário: o Estado entra em campo, 96
3.1.4.Pacaembu, 103
3.1.5.Alçapões: “Aqui nasceu o Fenômeno”, 105
3.1.6.Maracanã, coração do Brasil, 113
3.1.7.Política, militares e estádios na década de 70 e 80, 119
3.1.8.Arena da Baixada e Engenhão, 124
 
4.Observações na Copa do Mundo de 2006, 141
4.1.Entrada em campo: a Embaixada dos Torcedores, 143
4.2.Estádios em Frankfurt, Nuremberg, Dortmund e Munique, 149
4.3.FIFA WM-Stadion Frankfurt, 167
4.4.FIFA WM-Stadion Nürnberg, 171
4.5.FIFA WM-Stadion Munich, 173
4.6.FIFA WM-Stadion Dortmund, 175
4.7.Perfil da torcida brasileira “organizada” na Copa, 177
 
5.Argentina: dilemas do associativismo clubístico, 193
5.1.Do “Coloso de Madera” ao “Monumental”: estádios em Buenos Aires, 197
5.2.Clubes “de fútbol” ou clubes “con fútbol”?, 202
 
6.Considerações Finais, 214
 
7.Bibliografia, 221

Referência

CRUZ, Antonio Holzmeister Oswaldo. A virada econômica do futebol: Observações a partir do Brasil, Argentina e uma Copa do Mundo. 2010. 228 f. Tese (Doutorado em Antropologia) - Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
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