Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

Além dos 105 minutos

Currículo cultural e (re)produção de modos de ser torcedor
Ano

2018

Faculdade/Universidade

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Estudos do Lazer

Páginas

117

Arquivos

Resumo

Representando um artefato da cultura de diversos países do mundo, o futebol tem, ao longo dos anos, se tornado um objeto de investigações presente em meio a produções situadas em variados campos de estudo. Ensejando reflexões que vão desde o desempenho esportivo até as implicações desse esporte na vida social, a referida modalidade tem sido pesquisada a partir de diferentes perspectivas. Tendo isso em vista, pensando na importância que o futebol exerce na existência de muitos de seus admiradores, o presente estudo tem como foco as organizações de torcedores conhecidas, no Brasil, como torcidas organizadas. Com base nos estudos curriculares, notadamente em sua perspectiva pós-crítica, busco compreender tais instituições como sendo espaços formativos capazes de veicular conteúdos que exercem influências na (re)produção de modos específicos de ser torcedor. Para tanto, trabalho diretamente com um grupamento chamado Movimento 105 Minutos, situado na cidade de Belo Horizonte e conhecido por representar o Clube Atlético Mineiro nas arquibancadas, tendo inspirações em um modo de torcer característicos das barras presentes em diferentes países da América Latina. Sobre o Movimento 105, me interesso particularmente por aspectos que envolvem as pedagogias colocadas em ação nas interações de seus participantes, as quais se colocam como elementos constituinte de um currículo cultural capaz de (re)produzir sujeitos torcedores. Buscando conhecer os elementos que permeiam a construção desse artefato, procuro obter respostas para os seguintes questionamentos: como são os torcedores que se deseja formar dentro do Movimento 105 Minutos? Quais são os conteúdos presentes nesses processos de formação? De que modo os saberes são transmitidos? Que significados eles carregam? Para responder a essas questões, me coloco em um trabalho que combina pesquisa bibliográfica, representada pelo estudo de obras de outros autores, e a pesquisa de campo, realizada por meio de observações participantes e de entrevistas semiestruturadas com os membros do Movimento 105. Fruto de quase oito meses de imersão junto ao grupo nos dias de jogos, o trabalho de campo traz elementos que são organizados em relatórios de observação e em arquivos com a transcrição das entrevistas. Para a apreciação desses dados, me aproximo de conceitos relativos à teoria do discurso de Michel Foucault. Adotando uma perspectiva pós-estruturalista, entendo que a linguagem tem um papel constituinte na dinâmica social e busco trabalhar as interações nesse grupo como práticas sociais ancoradas em discursos que exercem um papel sobre a produção das condutas dos indivíduos. Nesse sentido, ao me virar para o currículo produzido nesse grupo, vejo que há a intenção de formar torcedores caracterizados pelo amor, pelo apoio e pela fidelidade incondicional ao Atlético. Para tanto, conteúdos que valorizam esses atributos são constantemente reproduzidos pelos torcedores, tanto em falas, quanto em ações. É possível dizer, assim, que para se aproximarem dessas ideias, os membros do Movimento 105 Minutos adotam uma postura ritualizada de torcer, utilizando representações construídas sobre as barras para materializarem essa forma de se portar como torcedores. Nesse contexto, a festa nas arquibancadas torna-se a principal bandeira da torcida. Para tanto, colocam o apoio ao Galo como condição essencial para ser parte do grupo e utilizam de elementos materiais e simbólicos (bandeiras, barras, músicas, camisas, dentre outros) para formar uma identidade da torcida e transmitir seus ideais acerca de um modo de ser torcedor.

Palavras-chave: Futebol. Lazer. Estudos culturais. Pedagogias culturais.

Abstract

Representing a cultural artefact of several countries around the world, soccer has become an object of investigations over the years and it is present in studies located in many fields of study. Motivating reflections ranging from sports performance to the implications of this sport in social life, this modality has been researched from different perspectives. With this in mind, considering the importance that soccer has in the existence of many of its admirers, the present study focuses on organizations of fans known in Brazil as torcidas organizadas. Bases on the curricular studies, especially in its post-critical perspective, I try to understand these institutions as formative spaces capable of deseminating content that influences the (re)production of specific ways of being a soccer fan. For this I worked directly with a group called Movimento 105 Minutos, located in the city of Belo Horizonte and known for representing Clube Atlético Mineiro in the bleachers, having inspirations in a specific supporting way characteristic of the barras present in diferente countries of Latin America. About Movimento 105, I am particularly interested in aspects that envolve the pedagogies put into action in the interactions of its participants, which are presented as constituent elements of a cultural curriculum capable of (re)producing fans. Seeking to know the elements that permeate construction of this artefact, I try to obtain answers to the following questions: How are the soccer fans that Movimento 105 wants to form? What are the contents in these formation processes? In what way are the knowledge transmitted? What meanings do they carry? In order to answer these questions, I focus on a work that combines bibliographical research, represented by the study of others authors works, and the field research, carried out through participant observations and semi-strutured interviews with the members of the Movimento 105. As results of almost eight months of immersion with the group on game days, the fieldwork brings elements that are organized into observation reports and archives with transcription of the interviews. For the discussion of these data, I approach concepts related to Michel Foucault´s discourse theory. Taking a post-struturalist perspective, I understand that language plays a constituent role in social dynamics and I seek to work the interactions in this group as social practices anchored in discourses that are important in the production of the behaviors of individuals. In this sense, when I come across the curriculum produced in this group, I see that there is the intention to train fans characterized by love, support and unconditional fidelity to Atlético. To that end, content that values these attributes is constantly reproduced by the fans, both in speeches and in actions. It is possible to say, therefore, that in order to approach these ideas, members of the Movimento 105 Minutos adopt a ritualized stance of supporting, using representations built on the barras to materialize this way of behaving like fans. In this contexto, the party in the bleachers becomes the main flag of the crowd. To this end, they support Galo as an essential condition to be part os the group and use material and simbolic elements (flags, bars, music, shirts, among others) to form na identity of the fans and convey ideals about a mode of be a supporter.

Keywords: Soccer. Leisure. Cultural studies. Cultural pedagogies.

Sumário

1 O SENTIMENTO QUE NÃO PODE PARAR: A PAIXÃO PELO GALO CHEGA À ACADEMIA, 13
1.1 A CONSTRUÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA, 14
1.2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, 23

2 SOBRE ENSINAMENTOS QUE NÃO SE ESQUECEM: INTERFACES ENTRE ESTUDOS CULTURAIS, CURRÍCULO E A FORMAÇÃO TORCEDORES , 34
2.1 OS CURRÍCULOS CULTURAIS E A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES, 39
2.2 COMPREENSÕES SOBRE UM CURRÍCULO QUE PRODUZ SUJEITOS TORCEDORES 45

3 ENTRANDO NA BARRA DO GALO: O MOVIMENTO 105 E SUAS REPRESENTAÇÕES SOBRE UM MODO ESPECÍFICO DE SER TORCEDOR, 52
3.1 O 105 NA ATUALIDADE: ESTRUTURA, ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÕES
ACERCA DE UM MODO DE SER TORCEDOR, 56
3.2 AS VIVÊNCIAS NOS DIAS DE JOGOS: DESCRIÇÕES SOBRE AS PRÁTICAS QUE PERMEIAM A EXPRESSÃO DE UM MODO DE SER TORCEDOR, 66

4 ESSA MASSA QUE TE SEGUE: OLHARES SOBRE DISCURSOS QUE ATUAM NA
(RE)PRODUÇÃO DE SUJEITOS TORCEDORES, 75
4.1 ENTENDENDO O PROCESSO FORMATIVO: CONSTITUIÇÃO, CONSOLIDAÇÃO E SENTIDOS RELACIONADOS A UM MODO DE SER TORCEDOR, 76
4.2 AS RELAÇÕES DOS MEMBROS COM OS ELEMENTOS DISTINTIVOS DO GRUPO: OS SÍMBOLOS E AS MÚSICAS DO MOVIMENTO 105, 88
4.2.1 Escudo, barras, camisas, trapos, bandeirolas e bandeiras: os sentidos carregados pelos patrimônios do grupo, 89
4.2.2 As músicas e os instrumentos musicais, 93

5 UM APOIO QUE NÃO TEM FIM: REFLEXÕES SOBRE OS ELEMENTOS ENVOLVIDOS NA CONSTRUÇÃO DE MODOS DE SER TORCEDOR, 99

REFERÊNCIAS, 103

Referência

MACIEL JúNIOR, Mauro Lúcio. Além dos 105 minutos: Currículo cultural e (re)produção de modos de ser torcedor. 2018. 117 f. Dissertação (Mestrado em Estudos do Lazer) - Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A