Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

Além dos 90 minutos

Uma etnografia da mediatização no Estádio Beira Rio
Ano

2011

Faculdade/Universidade

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Orientador(a)

José Luiz Braga

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Comunicação

Páginas

155

Arquivos

Resumo

Esta dissertação apresenta estudo realizado no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS), sobre a mediatização social em partidas de futebol. O objetivo central da pesquisa é compreender as lógicas de mediatização que atuam – via processos interacionais – sobre os 90 minutos de jogo. Para atingi-lo, realizamos 14 deslocamentos para trabalho de campo durante sete meses. O método para coleta de dados foi a etnografia; através da técnica da observação participante percorremos os setores das arquibancadas, sala de imprensa e cabines de imprensa; nestas, visitamos as cabines da imprensa escrita, Rádio Guaíba e RBS TV. Para a compreensão da mediatização social pelas relações entre campo esportivo e campo midiático dimensionamos a realidade dos jogos em três partes. Na primeira consideramos que as disputas envolvem três momentos: o antes, o durante e o depois dos jogos. A segunda parte mostra o funcionamento da instituição Sport Club Internacional conforme lógicas de mídia. Na última, são conhecidos modos de operação das mídias impressa, radiofônica e televisiva na cobertura de jogos de futebol.

Palavras-chave: Mediatização. Sport Club Internacional. Esporte. Mídia. Imprensa.

Abstract

This dissertation introduces a study made at the Beira-Rio Stadium, in Porto Alegre, about the social mediatization the operate – by interational procedures – on the game`s 90 minuts. To achieve it, fourteen deslocations for field work were made over a period of seven months. Etnography was the data collection method; Through participating observation technique we went through the bleacher sections, press’ room and booths; in those, we visited writen press booths, Rádio Guaiba e RBS TV. To realize the social mediatization by the relations between sports and media fields we size the games realities in three parts. At first, we consider that three moments are involved in the disputes, before, during and after the matches. Second part shows Sport Club Internacional running according to the media logics. At last, Print, radio and TV press modes of operation are known at the football matches coverage.

Palavras-chave: Mediatization. Sport Club Internacional. Sports. Media. Press.

Sumário

INTRODUÇÃO, 11

PARTE I: A CONSTRUÇÃO DO LUGAR, 16
1.CONTEXTUALIZAÇÕES: O ESPORTE NA MÍDIA, 17
1.1 O ESPORTE COMO OBJETO DE ESTUDO, 20

2. ACIONAMENTO TEÓRICO, 25
2.1 PROCESSOS INTERACIONAIS PELA ENUNCIAÇÃO, 26
2.2 UM CAMINHO PARA VISUALIZAR A MEDIATIZAÇÃO, 32
2.2.1 Centralidade midiática, 39
2.3 DISPOSITIVOS DE MEDIATIZAÇÃO, 44
2.4 HIPERDISPOSITIVOS DE MEDIATIZAÇÃO, 54
2.5 A REPRESENTAÇÃO COMO MARCO TEÓRICO, 56

3. MÉTODO E TÉCNICA PARA O TRABALHO DE CAMPO, 62
3.1 METODOLOGIA DE PESQUISA, 72

4. O LUGAR PERCEBIDO, 75
4.1 OS ANOS 2000, 77
4.2 A FAMOSA DÉCADA DE 70, 79
4.3 UMA HISTÓRIA ANTIGA, 80
4.4 ÀS MARGENS DO GUAÍBA, 81

PARTE II: O LUGAR DIMENSIONADO, 86
5 OS MOMENTOS DO JOGO, 87
5.1 ANTES: A PREPARAÇÃO, 88
5.2 DURANTE: O ENVOLVIMENTO, 96
5.3 DEPOIS: AS REPERCUSSÕES, 104

6 O INTER É MÍDIA, 112
6.1 O INTER EM CIRCULAÇÃO, 115
6.2 O JORNAL DO INTER, 121

7 SOBRE O JOGO: O OLHAR DA IMPRENSA ESPORTIVA, 129
7.1 NA CABINE Nº 9, 129
7.2 NA CABINE Nº 16, 139
7.3 NA CABINE Nº 23, 148

CONCLUSÃO, 156
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, 164

Referência

MARTINS, Marcel Neves. Além dos 90 minutos: Uma etnografia da mediatização no Estádio Beira Rio. 2011. 155 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2011.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A