Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

Alma do espetáculo ou público pagante?

Uma análise culturológica sobre as representações do torcedor de futebol na mídia esportiva impressa
Ano

2005

Faculdade/Universidade

Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Comunicação

Páginas

235

Arquivos

Resumo

A presente dissertação apresenta uma análise com bases em teorias culturalistas sobre as representações do torcedor de futebol na mídia esportiva impressa. Dividido em quatro capítulos, o texto inicialmente reflete sobre questões teóricas e metodológicas acerca da mídia e sua importância enquanto espaço de construção de significados e identificações. Busca-se um diálogo entre conceitos de duas correntes distintas de análise da comunicação: a Teoria Crítica e os Estudos Culturais. Ainda no campo conceitual abordam-se parâmetros lingüísticos como referência para análises de fenômenos midiáticos e a idéia de jogo. Apresenta-se ainda as origens do futebol no mundo e no Brasil. A partir destes pressupostos busca-se compreender quem são os torcedores enquanto sujeitos sociais, simbolicamente construídos. Acrescenta-se uma trajetória histórica sobre os modos de torcer e as relações conflituosas entre torcedores e mídia. Para finalizar, são apresentadas impressões de torcedores de futebol, que possuem em comum o fato de serem também leitores de uma mesma publicação – especificamente, a editoria de esportes do Jornal da Cidade – e que, por suas posturas, podem ser considerados sujeitos representativos do campo receptivo. Após o percurso analítico, nota-se que o torcedor é elemento-chave do universo futebolístico, porém, nem sempre é assim percebido na mídia impressa, em que aparece como sujeito passivo, sem voz ativa, apesar de sua importância para a construção do fenômeno futebol-espetáculo. Identifica-se assim uma lacuna no jornalismo esportivo impresso, em que se desconsidera a voz dos torcedores na configuração do futebol enquanto espetáculo e para quem, em última análise, o jornalista escreve.

Abstract

This work presents an analysis, based on culturalist theories, about the representations of the football spectators in the sports press. Divided in four chapters, the text initially reflects on theoretical and methods questions, concerning the media and its relevance while a space for expression. It claims for a dialogue between concepts of two distinct theories: the Critical Theory and the Cultural Studies. Still in the conceptual field, linguistics parameters are presented as a way of analisys for media phenomenon. It presents too the origins of the football game in the world and in Brazil. Based on these studies, it tries to understand the football spectators while authentic social citizens, symbolically build. It adds a historical trajectory about football assistance and how it got so many alterations along the time. The conflituous relations between spectators and media is aborded too. To complete, impressions of spectators, readers of a same news and representative persons of the reception are presented. After this analytical way, spectators appears as representative persons of the football´s universe, but, are printed in the media as passive persons, without active voice, although its strong representation in the football while a spectacle. So, its suggests that there is a gap in the sports press: it doesn´t give a voice to the football spectators, key persons for the actual football configuration and, at last, for whom the journalists writes.

Sumário

INTRODUÇÃO, 11

CAPÍTULO 1
Questões conceituais e metodológicas, 24
Comunicação e [é] cultura, 28
Os Estudos Culturais, 32
Identidades e representações culturais, 41
O poder do simbólico, 53
Mídia [o importante é vender], 59
Mídia esportiva [o importante é aparecer], 64
Linguagem, cultura e futebol, 76

CAPÍTULO 2
O futebol, 89
Esporte – jogo, competição e espetáculo, 93
A(s) história(s) do futebol, 101
O futebol brasileiro, 119
O futebol e o jornalismo, 138

CAPÍTULO 3
O torcedor de futebol, 145
Da assistance às torcidas organizadas, 157
Torcida e violência, 168
Torcida vs. Imprensa, 171

CAPÍTULO 4
Representações do torcedor na mídia impressa, 182
Mídia local e regional, 183
Do Progresso de Bahuru ao Jornal da Cidade, 185
O esporte no JC, 190
Conteúdo e discursos da editoria de esportes do JC, 196
Análise dos discursos da editoria de esportes do JC, 206

Considerações finais e recomendações, 222

Bibliografia, 230

Referência

SOBRINHO, David Cintra. Alma do espetáculo ou público pagante?: Uma análise culturológica sobre as representações do torcedor de futebol na mídia esportiva impressa. 2005. 235 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2005.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A