O número de estudos no campo esportivo ainda é bastante reduzido e os existentes são, principalmente, sobre patrocínio esportivo. A pesquisa teve caráter exploratório e procurou-se mapear a rede esportiva e definir como o poder e a dependência são distribuídos entre os atores. Foi feito um estudo de caso no futebol do Fluminense Football Club. Os dados foram analisados qualitativamente e obtidos através de entrevistas semiestruturadas com atores diretamente envolvidos nos casos e com outros profissionais que poderiam ajudar a esclarecer o problema proposto. No total, foram entrevistadas 16 pessoas. As análises foram estruturadas através das relações duais: televisãoesporte, esporte-patrocinador e televisão-patrocinador. Observou-se que a Globo Esporte, representando a Rede Globo e o Sportv, é a grande detentora do poder dentro da relação, pois, além de ser a única empresa de transmissão capaz de pagar os atuais valores dos direitos de futebol, oferece um recurso essencial para as entidades esportivas e para os patrocinadores, a exposição. Os patrocinadores também são importantes para as entidades esportivas, pois representam em média 25% das receitas dos clubes, porém não são insubstituíveis. Por sua vez, as entidades esportivas fornecem o produto, o esporte, mas, em função de sua vulnerabilidade financeira, ficam com seu poder reduzido na rede.