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Dissertação

Análise do perfil de liderança de treinadores de futebol do Campeonato Brasileiro Série A/2005

Ano

2006

Faculdade/Universidade

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Educação Física

Páginas

166

Arquivos

Resumo

As investigações no âmbito da liderança no esporte têm se desenvolvido a partir do pressuposto que o comportamento do líder/treinador tem um impacto relevante, de natureza negativa ou positiva, na produção do atleta e/ou no seu bem-estar psicológico. Sendo assim, a possibilidade do treinador intervir pontualmente durante o intervalo e/ou no decorrer de uma partida demanda uma forte relação de confiança junto ao atleta, apresentando-se como um dos fatores determinantes para o sucesso. Procurando compreender algumas especificidades das manifestações de liderança do treinador de futebol, este estudo objetivou: identificar os fatores provenientes dos estilos de liderança real e ideal dos treinadores de futebol do Campeonato Brasileiro Série A/2005; verificar a existência de um estilo de liderança preferencial por parte dos treinadores; e verificar a existência de diferenças na autopercepção do treinador em relação aos estilos de liderança real e ideal. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário de identificação da amostra e a Escala de Liderança Revisada para o Esporte (ELRE), versões perfil ideal e real, composta por 60 situações e 6 dimensões que envolvem o comportamento de liderança. Participaram deste estudo 20 treinadores de alto rendimento, participantes do Campeonato Brasileiro Série A/2005. Esses treinadores apresentam idade média de 50 anos (±6,92) e um envolvimento direto na função de treinador dentro da modalidade de 15,10 anos (±8,42). A consistência interna da ELRE foi de α=0,86 para ambas as versões utilizadas neste estudo. Os resultados mostraram que os treinadores entrevistados consideram a autocracia e os aspectos de treino-instrução os principais componentes da
liderança dos treinadores que atuam no Campeonato Brasileiro Série A. Constatou-se também que não houve diferença estatística entre as dimensões que compõem os perfis ideal e real de liderança dos treinadores entrevistados. Sendo assim, conclui-se que não existe, de acordo
com os participantes deste estudo, nenhuma diferença entre a forma destes treinadores liderarem os seus grupos de jogadores com a forma que eles consideram ideal.

Palavras-chave: Liderança, Futebol, Treinador

Abstract

Research on the field of leadership has been developed based on the assumption that the leader/coach’s behavior has a relevant, positive or negative, impact on the performance and psychological well being of the players. Therefore, the possibility of coaches’ intervention during a match demands a strong trustful relationship between coach and athlete, characterizing it as a determinant factor for success. On the attempt to understand some
specificities of the leadership manifestations of the soccer coach, this study aimed to: identify the factors derived from the ideal and real leadership style of the soccer coaches in the Brazilian National Championship/2005; verify the existence of a preferred leadership style on the part of the coaches; and verify the existence of differences in the coaches’ self-perception, regarding real and ideal leadership styles. This study used a questionnaire to identify the sample and the Revised leadership Scale for Sport (RLSS), in the self-evaluation and ideal profile versions, as instruments for data collection. The RLSS includes 60 situations and 6 dimensions involving the leadership behavior. Twenty top-level soccer coaches of the
Brazilian National Championship participated in the research. They presented an average age of 50 years (±6.92) and a direct involvement with soccer coaching of the modality 15.10 years (±8.42). The internal consistency of the RLSS was α=0.86 for both versions utilized in the study. The results showed that the coaches interviewed consider autocracy and traininginstruction aspects as the main components of the leadership of the coaches working in the Brazilian National Championship. The study also showed that there was no statistical difference between the dimensions that compose the ideal and the real profile of the coaches interviewed. Therefore, it is possible to conclude that, according to this sample of coaches, there is no difference between the way they lead their players and the way they consider ideal for players leading.

Keywords: leadership, soccer, coaching.

Sumário

1 INTRODUÇÃO, 17
1.1 Justificativa, 20
1.2 Objetivos, 22
1.3 Hipóteses, 23
1.4 Delimitações, 23

2 REVISÃO DE LITERATURA, 24
2.1 Conceitos de Liderança, 24
2.2 Teorias de Liderança, 29
2.2.1 Abordagem de Traço, 29
2.2.2 Abordagem Comportamental, 31
2.2.3 Abordagem Contingencial ou Situacional, 33
2.2.3.1 Teoria da Contingência de Fiedler, 34
2.2.3.2 Teoria do Path-Goal, 36
2.2.3.3 Teoria Situacional Hersey e Blanchard, 37
2.2.4 Abordagem Transformacional, 39
2.3 O Modelo Multidimensional de Liderança, 41
2.4 Instrumentos para avaliar liderança no Esporte, 45
2.4.1 Construção da Escala de Liderança Revisada para o Esporte, 46
2.5 Estudos na área da liderança no Esporte, 50
2.5.1 Estudos sobre a autopercepção do treinador sobre o seu comportamento, 51
2.5.2 Estudos que envolvem o comportamento preferido de treinadores, 53
2.5.3 Estudos que envolvem a percepção dos atletas sobre o comportamento dos treinadores, 54
2.5.4 Estudos que comparam gêneros, 55
2.6 O Conceito do Líder, 58
2.6.1 Classificação dos líderes, 60
2.6.2 Tipos de poder do líder, 65
2.7 O Treinador de Futebol, 68
2.7.1 Formação do Treinador, 71
2.7.2 Coaching no Futebol, 76
2.8 A Liderança no Futebol: Depoimentos dos Treinadores, 80

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, 85
3.1 Tipo de Pesquisa, 85
3.2 Delimitação da Amostra, 86
3.3 Cuidados Éticos, 87
3.4 Instrumentos, 88
3.5 Procedimentos de Coletas de Dados, 91
3.6 Análise Estatística dos Dados, 92

4 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS, 94
4.1 Caracterização da Amostra, 94
4.2 Análise da Confiabilidade da Escala de Liderança Revisada para o Esporte, 96
4.3 Perfil Ideal ou Desejado de Liderança, 97
4.3.1 Dimensão Autocrática, 99
4.3.2 Dimensão Democrática, 100
4.3.3 Dimensão Treino-Instrução, 102
4.3.4 Dimensão Reforço, 103
4.3.5 Dimensão Situacional, 105
4.3.6 Dimensão Suporte Social, 106
4.4 Perfil Real de Liderança, 108
4.4.1 Dimensão Autocrática, 109
4.4.2 Dimensão Democrática, 111
4.4.3 Dimensão Treino-Instrução, 112
4.4.4 Dimensão Reforço, 114
4.4.5 Dimensão Situacional, 115
4.4.6 Dimensão Suporte Social, 117
4.5 Preferência por um Estilo de Liderança, 118
4.5.1 Perfil Ideal de Liderança, 119
4.5.1.1 Estilo de Decisão, 119
4.5.1.2 Estilo de Interação, 120
4.5.2 Perfil Real de Liderança, 121
4.5.2.1 Estilo de Decisão, 121
4.5.2.2 Estilo de Interação, 122
4.6 Comparação do Perfil Real com o Perfil Ideal de Liderança, 123

5 DISCUSSÃO DOS RESULTADOS, 125
5.1 Análise da Confiabilidade da Escala de Liderança Revisada para o Esporte, 125
5.2 Perfil Ideal ou Desejado de Liderança, 128
5.3 Perfil Real de Liderança, 131
5.4 Preferência por um Estilo de Liderança, 134
5.4.1 Perfil Ideal, 134
5.4.2 Perfil Real, 135
5.5 Comparação do Perfil Real com o Perfil Ideal de Liderança, 136

6 CONCLUSÕES, 138

7 RECOMENDAÇÕES, 141

REFERÊNCIAS, 142

ANEXOS, 155

Referência

COSTA, Israel Teoldo da. Análise do perfil de liderança de treinadores de futebol do Campeonato Brasileiro Série A/2005. 2006. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.
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