Biblioteca

Seja um dos 15 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

Análise dos procedimentos de trabalho de treinadores de futebol da categoria sub-15 de clubes esportivos paulistas

Ano

2016

Faculdade/Universidade

Instituto de Biociências de Rio Claro da Universidade Estadual Paulista

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Ciências da Motricidade

Páginas

153

Arquivos

Resumo

Este estudo objetivou analisar os procedimentos de trabalho de treinadores de futebol de categorias sub-15 de clubes esportivos paulistas através da identificação do processo de formação dos treinadores e análise de quais procedimentos de trabalho os treinadores utilizam para atingir os objetivos de formação esportiva e humana de seus atletas. A metodologia caracteriza-se como uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, sendo utilizada como fonte de dados a revisão de literatura acerca do assunto pesquisado, leis que regulamentam o atual exercício da atividade de treinador de futebol no Brasil e a interpretação das informações advindas de um questionário semiestruturado e posterior aprofundamento das informações coletadas através de uma entrevista semiestruturada, sob a técnica de análise do conteúdo. Os resultados revelaram que o perfil dos treinadores é constituído pela prevalência da formação acadêmica de licenciado e bacharel em Educação Física de forma concomitante, sendo que as competências que fundamentam os procedimentos de trabalho são adquiridas através do conhecimento científico, socioeducativo, disciplinar e artesanal. Como procedimentos de trabalho na seleção esportiva de seus atletas destacam-se a avaliação técnica, comportamental, tática, física e indicação externa (com base no saber fazer, método de tentativa e erro). Como procedimentos de rendimento esportivo destacam-se a preparação tática, preparação técnica, preparação física, conduta disciplinar, estímulo cognitivo e abordagem psicológica, sendo que para os procedimentos de formação humana, destacam-se a socialização através do diálogo, a orientação disciplinar, a orientação educacional, a formação cidadã ética-moral e a valorização dos valores esportivos universais. O estudo concluiu que os treinadores não utilizam procedimentos de trabalho pautados em critérios objetivos e científicos aparentes em suas ações procedimentais, indicando apenas que tais ações baseiam-se pela observação subjetiva. Apesar dos treinadores compreenderem a relevância do conhecimento científico em suas ações procedimentais, as informações também indicam a importância do conhecimento prático para exercer a atividade de treinador de futebol. Sugere-se que mais estudos acerca dessa temática sejam desenvolvidos para aprofundar as práticas utilizadas pelos treinadores no sentido de revelar a construção de procedimentos de trabalho baseados em parâmetros científicos.

Palavras-chave: Procedimentos. Treinadores. Futebol. Categoria sub-15.

Abstract

This study aimed to analyze the working procedures soccer coaches categories sub-15 São Paulo sports clubs by identifying the training of trainers process and analysis which work procedures trainers use to achieve the sporting and human development objectives of their athletes. The methodology is characterized as a descriptive qualitative approach, being used as a data source literature review on the subject researched, laws governing the current year the football coach of activity in Brazil and the interpretation of the information coming from a semi-structured questionnaire and further development of the information collected through a semi-structured interview, in the analysis of technical content. The results showed that the profile of coaches consists of the prevalence of licensed academic background and degree in Physical Education concomitantly, and the skills that underlie the working procedures are acquired through scientific, socio-educational, disciplinary and traditional knowledge. As working procedures in sports selection of their athletes stand out the technical, behavioral, tactical, physical and external indication (based on know-how, trial and error). As a sports performance procedures include the tactical preparation, technical preparation, physical preparation, discipline, behavior, cognitive stimulation and psychological approach, and for the procedures of human, socialization stand out through dialogue, disciplinary orientation, educational, ethical-moral civic education and appreciation of universal sporting values. The study concluded that the coaches do not use working procedures guided by objective criteria and apparent scientific in its procedural actions, indicating only that such actions are based on the observation subjective. Despite the coaches understand the importance of scientific knowledge in its procedural actions, the information also indicates the importance of practical knowledge to practice football coach activity. It is suggested that more studies on this subject are developed to deepen the practices used by coaches in order to reveal the construction work procedures based on scientific parameters.

Keywords: Procedures. Coaches. Soccer. Category sub-15.

Sumário

APRESENTAÇÃO, 15

1 INTRODUÇÃO, 17
1.1 Justificativa, 19
1.2 Objetivos, 21
1.2.1 Objetivo Geral, 21
1.2.2 Objetivos Específicos, 21

2 REVISÃO DE LITERATURA, 23
2.1 Caracterização da Categoria de Base: formação versus problemas, 23
2.1.2 O futebol como fenômeno sociocultural, 23
2.1.3 Surgimento das categorias de base, 27
2.1.4 A importância da prática esportiva na infância e na adolescência e sua relação com o desenvolvimento dos aspectos biopsicossociais em atletas da categoria sub15, 31
2.1.5 Problemas detectados na formação de atletas no futebol brasileiro, 35
2.1.6 Percepção dos atletas de futebol em relação à formação adquirida através do Treinador e do universo que o cerca nos clubes, 43
2.2 Caracterização do Treinador: regulamentação e competências, 48
2.2.1 Regulamentação Legal para Atuação como Treinador de Futebol no Brasil, 48
2.2.2 Estudos sobre a formação do Treinador de futebol, 53
2.2.3 Atuação do Treinador de futebol nas categorias de base, 59
2.2.4 Diferentes perspectivas de ensino em relação ao futebol, 69
2.3 Caracterização da Educação Física: história, procedimentos e a disciplina futebol nas Instituições de Ensino Superior, 76
2.3.1 História da Educação Física e a relação com seus procedimentos de trabalho, 76
2.3.2 Ética, procedimentos e intervenção em Educação Física, 83
2.3.3 Panorama do Ensino na Disciplina Futebol nas Instituições de Ensino Superiores nos cursos de Educação Física no Estado de São Paulo, 85

3 METODOLOGIA, 91
3.1 Delineamento da pesquisa, 92
3.1.2 Fase descritiva, 92
3.2 Estrutura do instrumento investigativo, 93
3.3 Interpretação das informações do instrumento investigativo: sob a técnica da análise de conteúdo, 96
3.3.1. Aprofundamento dos dados coletados através de entrevistas, 97
3.4 Procedimentos de contato e seleção dos participantes, 99

4 RESULTADOS E ANÁLISES, 101
4.1 Resultados e análises da primeira parte do questionário semiestruturado, 101
4.2 Resultados e análises da segunda parte do questionário semiestruturado, 103
4.3 Resultados e análises da entrevista semiestruturada, 107

5 DISCUSSÃO, 117
5.1 Perfil dos Treinadores de futebol da categoria de base sub-15, 117
5.2 Análise das categorias, 118
5.2.1 Processo de formação, 118
5.2.2 Competências que norteiam os procedimentos de trabalho, 119
5.2.3 Procedimentos de seleção esportiva, 121
5.2.4 Procedimentos de rendimento esportivo, 123
5.2.5 Procedimentos de formação humana, 126

6 CONCLUSÃO, 131
6.1 Considerações finais, 132

REFERÊNCIAS, 134

Referência

BETTANIM, Marcelo Rodella. Análise dos procedimentos de trabalho de treinadores de futebol da categoria sub-15 de clubes esportivos paulistas. 2016. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) - Instituto de Biociências de Rio Claro da Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2016.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A