O desenvolvimento do futebol, juntamente com a dinâmica dos adeptos, têm contribuído para o crescimento da indústria dos media. A globalização tornou o futebol europeu mais acessível em toda a África, inclusive no mundo rural, onde surgiram (novas) identidades relacionadas com certas equipas e jogos. O crescimento da televisão por satélite e a evolução do acesso digital ao futebol influenciaram as práticas globalizadas e os padrões dos adeptos africanos, nos espaços rurais e urbanos. Esta análise exploratória explica o papel da mediatização na promoção do futebol europeu em toda a África e os seus efeitos entre os adeptos, focando o perfil dos fãs transnacionais que cresceram a partir do aumento do acesso ao futebol europeu. O futebol reflete a sociedade e o artigo argumenta que o crescimento exponencial de adeptos transnacionais em todo o continente africano é reflexo dos processos de mediatização em curso, que afetam todas as esferas da vida nas sociedades africanas contemporâneas. Mostra que existem culturas de adeptos distintas, em evolução e únicas, baseadas no seguimento de equipas de futebol europeias. Além disso, o futebol transnacional experimentado através das plataformas tricast de televisão, computadores e telefones móveis afetou negativamente as ligas domésticas africanas, quase sem exceção. O artigo utilizou uma abordagem de pesquisa documental para explorar como o processo de mediatização pode explicar o conceito de adepto transnacional em toda a África. O artigo apela à continuação do estudo da mediatização e do seu efeito em aspectos específicos da sociedade africana.
Palavras-chave: Mediatização, adepto transnacional, globalização, futebol europeu, África