Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2316-932X

Antecedentes da intenção de compra dos torcedores gaúchos de clubes de futebol

Número

n. 2

Ano

2014

Volume

v. 3

Área de concentração

Gestão do Esporte

Cidade

São Paulo

Arquivos

Resumo

Os estudos de intenção de compra tem crescido na área do marketing, principalmente aqueles que tentam associá-los a lealdade e a imagem da marca. Dentro deste contexto, o presente artigo procurou analisar os antecedentes da intenção de compra de produtos esportivos de clubes de futebol, por seus respectivos torcedores. Para isto, foi elaborado um modelo teórico e, em seguida, realizada uma pesquisa de caráter descritivo, onde foram aplicados 1056 questionários junto a torcedores do estado do Rio Grande do Sul. Os dados coletados foram analisados através do conjunto de técnicas proveniente da Modelagem de Equações Estruturais (MEE). Os achados da pesquisa demonstram que a intenção de compra está associada mais diretamente com a lealdade da marca, do que com a imagem atual do clube de futebol. Ficou evidenciado que o comprometimento psicológico, o apego emocional e o reconhecimento/associação da marca antecedem a intenção de compra de artigos esportivos dos clubes de futebol. No que se refere a extensão da marca, esta não pode ser avaliada como um antecedente da intenção de compra. Por fim, foram feitas considerações finais e recomendações acadêmica e gerencias sobre os temas abordados. 

Resumo (outro idioma)

La intención de compra de los estudios ha crecido en la comercialización, especialmente los que tratan de asociarlos con la imagen de marca y la lealtad. Dentro de este contexto, el presente artículo tiene como objetivo analizar los antecedentes de la intención de compra de los clubes de fútbol de artículos deportivos, para sus fans. Para ello, se diseñó un modelo teórico y luego realizó una investigación descriptiva, donde se aplicaron 1,056 cuestionarios a los fans de el estado de Rio Grande do Sul. Los datos obtenidos fueron analizados utilizando el conjunto de técnicas de modelado Ecuación estructural (ESM). Los resultados de la investigación muestran que la intención de compra se asocia más directamente con la lealtad a la marca que con la imagen actual del club de fútbol. Se demostró que el deterioro psicológico, el apego emocional y asociación reconocimiento / marca antes de la intención de compra de artículos deportivos clubes de fútbol. En cuanto a la longitud de la marca, no se puede evaluar como una intención de compra previa. Por último, se hicieron conclusiones y recomendaciones académicas y de gestión sobre los temas tratados. 

Abstract

Studies purchase intention has grown in the area of marketing, especially those trying to associate them with loyalty and brand equity. Within this context, this article aims to analyze the antecedents of the intention to buy sporting goods for football clubs, by their fans. For this, we designed a theoretical model and then conducted a survey of descriptive character, applying questionnaires to 1056 fans. The collected data were analyzed through a set of techniques from the Structural Equation Modeling (SEM). The research findings show that the purchase intent is associated more directly with the brand loyalty than with the current image of the football club. It was evident that the psychological impairment, emotional attachment and brand recognition/association prior to purchase intent sporting goods for football clubs. As regards the length of the mark, this can’t be evaluated as an antecedent of purchase intention. Finally, closing remarks were made and recommendations on academic and managerial topics. 

Referência

LADEIRA, Wagner Junior; SANTINI, Fernando de Oliveira; ARAUJO, Clécio Falcão; FINKLER, Elivelto Nagel da Rosa. Antecedentes da intenção de compra dos torcedores gaúchos de clubes de futebol. PODIUM: Sport, Leisure and Tourism Review. São Paulo, v. 3, n. 2, 2014.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A