As formas de relacionamento e comunicação entre clubes e suas torcidas

Biblioteca

Seja um dos 25 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 1984-4956

As formas de relacionamento e comunicação entre clubes de Futebol e suas torcidas: da mídia impressa massificada à mídia eletrônica e as redes sociais clubísticas

Número

n. 48

Volume

v. 12

Páginas

p. 173-179

Arquivos

Resumo

A comunicação permanente, com base em contribuir com o relacionamento entre o clube e sua torcida, é um elemento importante para o universo do futebol. Com base na evolução da tradicional mídia impressa massificada em direção as mídias eletrônicas e as redes sociais, o objetivo do presente artigo foi apresentar as formas que se dão a expressão social de Grêmio e Internacional através das redes sociais, usando como base a apresentação e análise do perfil dos clubes no Facebook, buscando, na sequência, traçar uma relação entre as formas que ambos utilizam a ferramenta eletrônica. As fontes secundárias de dados foram buscadas através de pesquisa bibliográfica, sendo estas caracterizadas por mídias, de acordo com pesquisa realizada ao longo do mês de junho de 2016. Notou-se que existem semelhanças nas formas de relacionamento entre os clubes e as suas torcidas na citada rede social, ao mesmo tempo em que também puderam ser notadas diferenças.

Abstract

The forms of relationship and communication between football clubs and its twists: from massified printed media to electronic media and the clubistic social networks Permanent communication, based on contributing to the relationship between the club and its fans, is an important element in the football world. Based on the evolution of the traditional mass print media towards electronic media and social networks, the objective of this article was to present the forms that give the social expression of Grêmio and Internacional through social networks, based on the presentation and analysis of the profile of the clubs on Facebook, seeking, in the sequence, to draw a relation between the forms that both use the electronic tool. Secondary sources of data were searched through bibliographic research, which are characterized by media, according to a survey conducted in June 2016. It was noted that there are similarities in the forms of relationship between the clubs and their fans in the social network, while differences could also be noted.

Cadastre-se para receber novidades