Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 1982-8918

As reportagens das mídias estrangeiras sobre o Brasil dos megaeventos esportivos: soft power, periferia e dependência

Periódico / Revista

Movimento

Número

n. 4

Ano

2018

Volume

v. 24

Páginas

p. 1353-1368

Arquivos

Resumo

Neste artigo, a partir da análise de reportagens de nove jornais estrangeiros publicadas durante a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos realizados no Brasil, discutimos se a categoria soft power pode ser aplicada ao Brasil dos megaeventos esportivos. Consideramos que a categoria não pode ser aplicada em nações periféricas e deve ser repensada para países de economia dependente. Por isso, propomos de maneira embrionária uma redefinição da teoria de soft power. Neste contexto, surge a categoria “soft power heterodoxo”. A partir de tal categoria, consideramos que os jornais analisados retrataram dois países em um mesmo território, um em 2014 e outro em 2016. Levantamos cinco hipóteses para compreender este fenômeno: organização, dimensão, características, logística, desinteresse. Ademais, este estudo evidencia que não há elementos que possam corroborar avanço no soft power do Brasil a partir das Copa do Mundo (2014) e dos Jogos Olímpicos (2016).

Palavras chave: Esportes. Brasil. Soft power. Mídias sociais. Sul Global.

Resumo (outro idioma)

En este artículo, a partir del análisis de reportajes de nueve periódicos extranjeros publicados durante la Copa del Mundo y los Juegos Olímpicos realizados en Brasil, discutimos si la categoría soft power puede ser aplicada al Brasil de los megaeventos deportivos. Consideramos que la categoría no puede ser aplicada en naciones periféricas y debe ser repensada para países con economía dependiente. Por eso, proponemos de manera embrionaria una redefinición de la teoría de soft power. En este contexto, surge la categoría ‘soft power heterodoxo’. A partir de esa categoría, consideramos que los periódicos analizados retrataron dos países en un mismo territorio, uno en 2014 y otro en 2016. Levantamos cinco hipótesis para comprender este fenómeno: organización, dimensión, características, logística, desinterés. Además, este estudio pone en evidencia que no hay elementos que puedan corroborar avance en el soft power de Brasil a partir de los megaeventos mencionados.

Palabras clave: Deportes. Brasil. Soft power. Medios de comunicación sociales. Sur Global.

Abstract

In this article, based on the analysis of reports from nine foreign newspapers published during the World Cup and the Olympics held in Brazil, we discuss whether the category of Soft power can be applied to the Brazil of mega sporting events. We consider that it cannot be applied to peripheral nations and must be rethought for countries with dependent economies. Therefore, we propose an initial redefinition of the soft power theory. This context gives rise to ‘heterodox soft power’ category based on which we consider that the newspapers analysed portray two different countries in the same territory – one in 2014 and another one in 2016. We point out five hypotheses to understand this phenomenon: organization, size, characteristics, logistics, lack of interest. In addition, this study shows that there are no elements to corroborate advances in Brazilian soft power after the World Cup (2014) and the Olympics (2016).

Keywords: Sports. Brazil. Soft power. Social Media. Global South.

Referência

ALMEIDA, Marco Antonio Bettine de; GUTIERREZ, Diego; GRAEFF, Billy. As reportagens das mídias estrangeiras sobre o Brasil dos megaeventos esportivos: soft power, periferia e dependência. Movimento. Porto Alegre, v. 24, n. 4, p. 1353-1368, 2018.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A