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Tese

Ba-Vi da assistência à torcida

a metamorfose nas páginas esportivas
Ano

2011

Faculdade/Universidade

Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia

Tema

Tese

Área de concentração

Doutorado em Cultura e Sociedade

Páginas

168

Arquivos

Resumo

Este estudo, de caráter qualitativo, discute a instituição da torcida de futebol nas páginas esportivas de jornais de Salvador, Bahia, Brasil, no período entre 1932 e 2011. O estudo constou de pesquisa bibliográfica e de campo, utilizando-se para a análise, uma coleção de 326 textos de cobertura de jogos entre Bahia e Vitória, confronto que ficou conhecido como “clássico Ba-Vi”. Os fragmentos de textos referentes à torcida de futebol e expressões correlatas foram analisados a partir das descrições observadas, e identificam, mediante o conceito de auto-imagem, a instituição de um perfil de torcedor, que corresponde à condição de replicante de um mesmo padrão. Os torcedores escolhem as cores que correspondem ao time, posicionam-se em um mesmo local e, por meio do consumo de indumentária e símbolos identificados a seu clube, sentem-se pertencentes à comunidade imaginada de seu clube formando uma só alma grupal. A torcida é identificada como este grupo capaz de alcançar uma sensação descrita como “delírio” pelos jornalistas e que corresponde a um êxtase da atitude de torcer coletivamente por um time de futebol. Esta instituição do perfil da torcida deu-se com a superação de um estágio inicial, chamado pelos jornais de “assistência” e que correspondia a uma plateia cordial, quieta e capaz de valorizar os princípios desportivos originais. Ao instituir-se como torcida, o grupo passa por uma metamorfose que corresponde a mutações também no estádio, no mercado, na imprensa, na arrecadação proveniente da venda de ingressos, na relação do torcedor com a arbitragem e na transformação do jogador em ídolo consagrado pelos torcedores. Esta metamorfose, contada pelo jornalista na condição de historiador do cotidiano, é também instituída pelo jornal, na medida em que o conteúdo das páginas esportivas é distribuído, nos dias seguintes aos jogos relatados, pelas empresas de comunicação, aos leitores que são também torcedores de futebol. Com base nos resultados da pesquisa, pode-se dizer que os jornais fazem parte da realidade que institui a torcida, no sentido de agentes transmissores de informações, valores e princípios de inegável influência para a formação do perfil do grupo. No limiar de mais uma mudança para um período provisoriamente designado de pós-torcida, sugere-se o aprofundamento, num estudo futuro, das questões relacionadas ao jornalismo esportivo e à torcida de futebol.

Abstract

This qualitative study discusses the establishment of football fans in the sports pages of newspapers from Salvador, Bahia, Brazil, in the period ranging from 1932 to 2011. The study consists of bibliographic and field research using as a corpus a collection of 326 games coverage texts between the Brazilian soccer teams Bahia and Vitória, a confrontation which became known as a classic Ba-Vi. The fragments of texts referring to football fans and related expressions from the collected descriptions were analyzed, and they identify, through the concept of self-image, the imposition of a fan profile, which corresponds to the condition of replicating the same pattern. Fans choose the colors that correspond to their team, place themselves in the same place and, through the consumption of clothing and symbols identified with their clubs, they feel they belong to the imagined community of their teams, forming a single group soul. The cheering crowd is identified as a group able to achieve a feeling described by journalists as “delirium,” and which corresponds to an ecstatic attitude of cheering collectively for a football team. This institution of fans‟ profile happened by overcoming an earlier paradigm, called “assistance” by the newspapers, which corresponded to a friendly audience, quiet and able to value the original sporting principles. By establishing themselves as fans, the group undergoes a metamorphosis that corresponds to mutations in the stadium, on the market, in the press, in the revenue obtained from the sale of tickets, in the relationship between the referees and the fans, and in the transformation of the players into consecrated idols by fans. This metamorphosis told by journalists as a historian of quotidian events is also established by newspapers, to the extent that the content of the sports pages is distributed by media companies to readers who are also football fans on the days following the reported games. Based on the research results, one might say that newspapers are part of the reality that constitute the fans, as transmitting agents of information, values and principles of undeniable influence for the formation of the group profile. On the threshold of a paradigm shift, for a temporarily designated post-fan period, this study suggests the development of issues related to sports journalism and football fans in a future study.

Sumário

1 INTRODUÇÃO, 12

2 O JORNALISMO AUTORIZADO A INTERPRETAR A TORCIDA, 31

2.1 JORNALISMO ESPORTIVO COMO ELO DO MUNDO DO ESTÁDIO COM A SOCIEDADE, 32

2.2 O FUTEBOL IMPULSIONA O JORNALISMO ESPORTIVO: O EMBRIÃO DO MERCADO DA TORCIDA, 34

2.3 O JORNALISMO ESPORTIVO COMO SUBCAMPO DA IMPRENSA 51

3 A AUTO-IMAGEM DOS TORCEDORES REPLICANTES 60

3.1 UM TEMPO PRÓPRIO REGULA O RELÓGIO DO TORCEDOR 67

3.2AQUARELA DA TORCIDA TEM RUBRO-NEGROS E TRICOLORES 70

3.3 BAÊA X NEGÔ: O GRITO DO TORCEDOR 75

3.4O TORCEDOR SE DIVERTE COM A TRISTEZA DO RIVAL 77

3.5 LOCAIS PREFERIDOS E LOCAIS TEMIDOS NOS ESTÁDIOS 80

4 O DELÍRIO NO ESTÁDIO E A TORCIDA NO COTIDIANO 87

4.1 DOIS PERFIS ANTAGÔNICOS: VICTORIA- AMADOR X BAHIA-PROFISSIONAL, 90

4.2 ENTRE O REAL E O IMAGINÁRIO, O CLÁSSICO UNE A TORCIDA NOS DOIS EXTREMOS, 92

4.3 POSTULADOS ENTRE O LÚDICO E A CULTURA: A NECESSIDADE DO PRAZER DE VENCER, 94

4.4 META-TORCIDA: A TORCIDA ALÉM DELA PRÓPRIA E OS CAMINHOS PARA CHEGAR AO DELÍRIO, 97

4.5 O CULTO AO DELÍRIO PELO ENTUSIASMO CONSTANTE DA TORCIDA 102

4.6 AS FONTES DE EMOÇÃO DA TORCIDA COMO ESTÁGIO PREPARATÓRIO AO DELÍRIO, 109

4.7A TORCIDA COMO MANIFESTAÇÃO CULTURAL DE ALTO PODER DE INCLUSÃO, 111

5 O QUE LEVOU A ASSISTÊNCIA A VIRAR TORCIDA? 114

5.1 O NOVO ESTÁDIO COMO PONTO DE ENCONTRO 116

5.2 O CONSUMO DÁ ACESSO AO TORCEDOR NA ERA DO FUTEBOL COMO PRODUTO DE MERCADO, 120

5.4 A TORCIDA COMO CLIENTE DA IMPRENSA ESPECIALIZADA 123

5.3 OS LÍDERES DE TORCIDA 128

5.5A RENDA COMO CAPITAL SIMBÓLICO DA TORCIDA 132

5.6 A PRESSÃO À ARBITRAGEM COMO PARTICIPAÇÃO ATIVA 136

5.7 O JOGADOR “ÍDOLO” COMO REFERÊNCIA DO TIME PARA A TORCIDA 143

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 146

REFERÊNCIAS, 151

ANEXO A RELAÇÃO JOGOS ENTRE BAHIA E VITÓRIA1932-2011, 158

Referência

LEANDRO, Paulo Roberto. Ba-Vi da assistência à torcida: a metamorfose nas páginas esportivas. 2011. 168 f. Tese (Doutorado em Cultura e Sociedade) - Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2011.
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