Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2525-5126

Biometria nos Estádios de Futebol no Brasil: Uma Análise Multidimensional de Direito Desportivo, Tecnologia e Impactos Socioculturais

Periódico / Revista

EVINCI

Número

n. 1

Ano

2023

Volume

v. 9

Páginas

p. 51-65

Arquivos

Resumo

Este artigo oferece uma exploração abrangente da aplicação de tecnologias biométricas em estádios de futebol no Brasil, enfocando as complexidades legais, éticas e sociológicas. No início, o trabalho define o cenário legal, discutindo o Direito Desportivo e as leis aplicáveis, incluindo considerações sobre privacidade e biometria. A análise prossegue com um exame dos sistemas de biometria, suas vantagens e desvantagens, e estudos de casos de implementações globais. Finalmente, o trabalho examina o perfil e comportamento do torcedor, os impactos sociais e culturais da biometria, e as considerações éticas e de responsabilidade social associadas à individualização do torcedor. A conclusão sintetiza os achados principais, aborda possíveis limitações e sugere direções para futuras pesquisas.

Palavras-chave: direito desportivo; biometria; acesso estádios

Referência

GOMES, Eduardo. Biometria nos Estádios de Futebol no Brasil: Uma Análise Multidimensional de Direito Desportivo, Tecnologia e Impactos Socioculturais. EVINCI. Curitiba, v. 9, n. 1, p. 51-65, 2023.