Biblioteca

Seja um dos 9 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Simpósio

Bola na rede e o povo nas ruas! Estado Novo, imprensa esportiva e populares na Copa do Mundo de 1938: futebol e construção da nação

Ano

2010

Tema

Simpósio

Nome do congresso

I Simpósio Internacional de estudos sobre futebol

Cidade

São Paulo

Páginas

p. 1-12

Arquivos

Resumo

O presente trabalho se dedica a analisar a Copa do Mundo de futebol disputada em junho de 1938 na França, entendida como momento emblemático para a compreensão das negociações, conflitos e tensões sociais que permeavam a construção da “nação”, em face do envolvimento de figuras importantes do Estado Novo, dos dirigentes e parte da imprensa esportiva e dos grupos populares com a campanha do selecionado brasileiro. Trata-se de um episódio esportivo que assume repercussões até então nunca vistas na vida nacional e cuja mobilização em torno da seleção revela concepções distintas a despeito do “Brasil” que se fazia representar em campos franceses. Mais do que um elemento promotor de unidade, capaz de congregar – na mesma torcida -, grupos sociais antagônicos e irmanar – sob uma mesma paixão – indivíduos dos mais diferentes perfis sócio-culturais, o futebol emerge neste episódio como espaço de conflitos, desavenças e rivalidades que se encontram na base da edificação do sentimento nacional.

Referência

Notice: Undefined variable: in in /var/www/html/wp-content/themes/storefront-child/single-qd_biblioteca.php on line 627 Notice: Undefined variable: enditdade_pos_tema in /var/www/html/wp-content/themes/storefront-child/single-qd_biblioteca.php on line 627 MACHADO, Felipe Morelli. Bola na rede e o povo nas ruas! Estado Novo, imprensa esportiva e populares na Copa do Mundo de 1938: futebol e construção da nação. 2010, São Paulo. I Simpósio Internacional de estudos sobre futebol. Simpósio 2010.
Cadastre-se para receber novidades