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Clube empresa

abordagens críticas globais às sociedades anônimas no futebol
Ano

2020

Editora

Corner

Sinopse

O Brasil voltou a discutir uma nova legislação pra incentivar a transformação dos clubes de futebol de associações sem fins lucrativos para sociedades empresárias, mais de vinte anos após a promulgação da Lei Pelé. O livro “Clube-empresa: abordagens críticas globais às sociedades anônimas do futebol” busca trazer uma série de análises alternativas sobre o tema. Aliando pesquisas acadêmicas e relatos de movimentos de torcedores de Chile, Argentina, Portugal e Espanha, a obra traz um quadro amplo e diverso de entendimentos sobres os verdadeiros impactos da entrega dos clubes a grupos privados. Os textos da obra desconfiam e contestam, a partir de casos concretos, os mantras da profissionalização, da eficiência gerencial, da atração de investimentos, da transparência nas contas, da boa governança corporativa e do ganho de competitividade em campo, estabelecendo um quadro real e pouco animador sobre a atual situação dos clube-empresa no mundo. Analisam também o perfil geral dos grandes proprietários de clubes em todo o mundo, cujos objetivos geopolíticos expõem uma indústria do futebol dominada por interesses muito distantes de uma lógica tradicional de mercado.

Sumário

Apresentação
Irlan Simões

Introdução

Clube-empresa: histórico, impactos reais e abordagens alternativas
Irlan Simões

PARTE I Análises  

Capítulo 1 Ley de Deporte na Espanha e o modelo de sociedad anónima deportiva: um balanço dos últimos 30 anos
Daniel Ferreira & Victor de Leonardo Figols

Capítulo 2 Acabou o amor: o processo de divórcio entre clube e SAD em Portugal
Fernando Borges

Capítulo 3 Sociedades anónimas deportivas no Chile: o declínio do futebol social
Sebástian Campos Muñoz

Capítulo 4 As associações civis desportivas no futebol argentino: privatizações e resistências
Verónica Moreira & Rodrigo Daskal

PARTE II Torcedores  

Capítulo 5 Sevilla Fútbol Club: a luta pelo patrimônio dos seus torcedores
Accionistas Unidos Sevilla FC

Capítulo 6 Club de Futebol “Os Belenenses”: síntese histórica de um Clube grande e histórico em Portugal
Assembléia de Sócios do Belenenses

Capítulo 6 Club Universidad de Chile
Asamblea de Hinchas Azules 

Capítulo 7 Racing Club de Avallaneda: os torcedores do Racing e a mercantilização do futebol – 1998-2008
Movimiento “Racing es de su Gente” / Lucía Ravecca

PARTE III Outras questões  

Capítulo 8 A raiz do problema: o declínio do futebol brasileiro após o período das parcerias
Marco Sirangelo

Capítulo 9 O modelo societário do futebol alemão: uma referência de sucesso em questão
Carles Viñas

Capítulo 10 Faixa, rota e bola: o futebol como instrumento de soft power chinês
Emanuel Leite Junior & Carlos Rodrigues 

Capítulo 11 Soft power e futebol: os casos de Catar, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita
Emanuel Leite Junior & Carlos Rodrigues

Capítulo 12 Multi-club ownership: um novo estágio da globalização dentro do futebol
João Ricardo Pisani

Referência

SANTOS, Irlan Simões da Cruz. (Org.).Clube empresa: abordagens críticas globais às sociedades anônimas no futebol. Rio de Janeiro: Corner, 2020.