Biblioteca

Seja um dos 16 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Simpósio

Com o brasileiro não há quem possa? As construções memorialísticas e oceânicas em torno de Garrincha na crônica de Carlos Drummond de Andrade

Ano

2014

Tema

Simpósio

Nome do congresso

II Simpósio Internacional de Estudos sobre futebol

Cidade

São Paulo

Páginas

p. 1-11

Arquivos

Resumo

O objetivo do presente texto é analisar o retrato de Garrincha na crônica esportiva de Carlos Drummond de Andrade, a partir da tensa relação entre o êxito nacional e o mal-estar na civilização. Garrincha é considerado um dos maiores jogadores da história do futebol tanto no cenário nacional quanto no cenário internacional. Tornou-se notável pela habilidade de seus dribles desconcertantes, mesmo tendo pernas tortas. Atuou profissionalmente entre as décadas de 1950 e 1970, período correspondente ao início da profissionalização do futebol no Brasil. Durante a carreira, jogou pela seleção brasileira e em diversos clubes, cuja passagem mais duradoura foi no Botafogo de Futebol e Regatas. O jogador faleceu aos 60 anos, vítima do alcoolismo. Portanto, a escolha desse jogador e da crônica em foco não é por acaso. Carlos Drummond é um dos grandes literatos que dedicaram alguns de seus textos ao futebol, tratando mais da poética atrelada ao esporte, do que propriamente dos sistemas técnicos e táticos do jogo. Garrincha, por sua vez, é o atleta que não valoriza esquemas táticos ou treinamentos físicos; e, principalmente, ao mesmo tempo em que Garrincha fazia sucesso dentro de campo, fora dele era um brasileiro comum, que enfrentava uma série de adversidades pessoais. O que se pode inferir é que há uma exaltação à memória de Garrincha, particularmente pelo fato de haver um mal-estar civilizacional, do qual também sofria o craque – muito embora, dentro de campo, fosse quase insuperável.

Palavras-chave: Futebol. Literatura. Memória. Mal-Estar na Civilização.

Referência

LISE, Natasha Santos; MUSSE, Gisele Dall’Agnol. Com o brasileiro não há quem possa? As construções memorialísticas e oceânicas em torno de Garrincha na crônica de Carlos Drummond de Andrade. 2014, São Paulo. II Simpósio Internacional de Estudos sobre futebol. Simpósio 2014.