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Dissertação

Como o uso das redes sociais mudou o engajamento de torcedores de futebol no Brasil

Ano

2019

Faculdade/Universidade

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Orientador(a)

Pollyana Ferrari

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital

Páginas

201

Arquivos

Resumo

A era digital proporcionou a introdução de tecnologias no mercado de comunicação, a serviço de empresas e consumidores. De um lado, instituições que têm plataformas diretas para transmissão de mensagens e, do outro, indivíduos ávidos por personalização, mais ativos frente ao que consomem e participando espontaneamente do debate gerado no meio on-line. A internet é um meio de comunicação que cresceu na era digital e, nela, as redes sociais permitem a interação entre seus usuários, sejam eles páginas ou perfis pessoais. Os clubes de futebol, enquanto marcas, têm a rede como uma interface de comunicação sem intermediários com seus torcedores. O fim da necessidade de intermediação dá aos clubes que disputam o Campeonato Brasileiro de Futebol – Série D uma oportunidade de engajálos, em benefício de seus produtos e serviços. Esta pesquisa se propõe a identificar como esses times se comportam na rede social Facebook e, a partir de revisão bibliográfica das áreas de tecnologias, comunicação e marketing, apresentar as táticas empregadas por aqueles que, em 2018, já faziam uso da ferramenta. Para a análise, foram colhidos dados das páginas Ferroviária de Araraquara, da Associação Ferroviária de Esportes; Clube Atlético Linense, de time homônimo; e Mirassol Futebol Clube, também de equipe com o mesmo nome. Os três times disputaram a Série D 2018 e suas páginas são apresentadas nesta pesquisa de forma a compreendermos como as redes sociais mudaram o engajamento para os clubes de futebol no Brasil. Ao todo, 251 posts são descritos nos capítulos do presente trabalho e suas características mapeadas e categorizadas conforme os padrões encontrados.

PALAVRAS-CHAVE: Redes Sociais; Futebol; Engajamento; Facebook; Mídia

Abstract

The digital era has introduced technologies in communication market, being either on behalf of companies as it is of their clients. On one side, there are institutions and interfaces which enable them to convey their messages directly to their audience and, on the other side, people who value personalization, are active towards their consumption and participate spontaneously on the online debate. Internet is a means of communication which has grown in digital era. The social networks in it enable interaction between their users, either pages or personal profiles. Soccer teams, identified as brands, have these interfaces so as to communicate with no intermediary. The end of this as something necessary gives teams participating in Soccer Brazilian Championship – Stage D, an opportunity to engage them in their products and services offered. This research has the proposal of identifying how these teams behave on Facebook social network. From this, using bibliography towards technology, communication and marketing to present strategies used by those which, in 2018, had already started using this tool. The analysis consists of data from pages Ferroviária de Araraquara, Associação Ferroviária de Araraquara’s official one; Clube Atlético Linense, owned by homonym soccer team; and Mirassol Futebol Clube, which also carries its team’s name. All three teams participated in Stage D 2018 and their pages are presented on this research so as to make understanding the way social networks changed engagement for Brazilian soccer teams. The total amount of 251 posts is described on three chapters and their characteristics were mapped and categorized as patterns identified.

KEYWORDS: Social Networks; Soccer; Engagement; Facebook; Media.

Sumário

INTRODUÇÃO, 20

1 REDES SOCIAIS E SEUS EFEITOS NA COMUNICAÇÃO, 34
1.1 Do microprocessador às redes sociais, 35
1.1.1 Uma breve história do Vale do Silício, 35
1.1.2 Transformações oriundas do avanço tecnológico, 37
1.1.3 A era digital, 45
1.1.4 A vez das redes sociais, 49
1.2 A internet como mídia, 51
1.2.1 A teoria da comunicação, 55
1.2.2 As redes sociais e o novo sujeito na comunicação, 60
1.3 A rede social com mais usuários no mundo: Facebook, 64
1.3.1 Breve história do Facebook, 65
1.4 O amor pelas marcas, 68

2 FUTEBOL BRASILEIRO E SUA PRESENÇA NAS REDES SOCIAIS, 71
2.1 A configuração do futebol brasileiro, 73
2.1.1 Campeonato Brasileiro de Futebol – Série D, 86
2.2 O futebol no Estado de São Paulo, 88
2.3 Uma breve história da mídia futebolística, 91
2.4 Os líderes de audiência, no Facebook, 96
2.5 O perfil das equipes, 106
2.5.1 A história da Associação Ferroviária de Esportes, 106
2.5.2 A história do Clube Atlético Linense, 108
2.5.3 A história do Mirassol Futebol Clube, 109
2.5.4 A apresentação dos times enquanto marca, 110

3 ANÁLISE DOS RESULTADOS DE PESQUISA, 115
3.1 Elementos e publicações na composição das páginas, 116
3.1.1 A página Ferroviária de Araraquara, no Facebook, 116
3.1.2 A página Clube Atlético Linense, no Facebook, 124
3.1.3 A página Mirassol Futebol Clube, no Facebook, 130
3.2 Mapeamento dos posts, 137
3.2.1 Divisões temáticas e interesses, 141
3.2.2 Elementos gráficos e suportes de mídia, 151
3.2.3 Tagueamento, 161

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS, 169

GLOSSÁRIO, 172
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, 182
ANEXO A – Ranking Nacional das Federações da CBF 2018, 190
ANEXO B – Convenção de Pontos para o Ranking da CBF 2018, 191
ANEXO C – Calendário da CBF para o Futebol Brasileiro em 2018, 192
ANEXO D – Tabela Completa do Campeonato Brasileiro – Série D 2018, 194

Referência

FEITOSA, Anselmo Penha. Como o uso das redes sociais mudou o engajamento de torcedores de futebol no Brasil. 2019. 201 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
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