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ISSN 2316-932X

Comportamento do consumidor esportivo no ambiente virtual: um estudo das ações e práticas de mercado brasileiro, espanhol e português

Número

n. 2

Ano

2014

Volume

v. 3

Área de concentração

Gestão do Esporte

Cidade

São Paulo

Páginas

p. 68-84

Arquivos

Resumo

Neste estudo buscou-se primeiramente descobrir como a rede social está sendo utilizada pelas empresas esportivas como uma ferramenta de marketing digital e quais as principais características do marketing digital na busca ou estreitamento da comunicação entre os clubes de futebol e seus consumidores. Para isso foi dividida em quatro partes esta pesquisa; sendo a primeira uma ampliação do referencial teórico em que buscamos compreender mais sobre todas as questões a serem pesquisadas. Em uma segunda parte fizemos um estudo a partir dos websites dos clubes de futebol integrantes da amostra para uma avaliação e analise das possíveis falhas ou melhorias a serem questionadas pelos consumidores. Em seguida foi realizada a coleta dos dados a partir de questionários digitais apresentados a torcedores e/ou simpatizantes dos clubes predefinidos para a amostra e por último foi feito a análise dos dados através do programa estatístico SPSS, resultando na obtenção dos resultados através dos testes de Alpha de Crombach, Levene e Tukey. A partir das analises e resultado obtido chegou-se a uma conclusão do uso do meio virtual na busca de uma melhor percepção da satisfação dos consumidores esportivos.

Resumo (outro idioma)

En este estudio hemos ha sido tratado de averiguar primero cómo las redes sociales estan siendo utilizadas por empresas de deportes como herramienta de marketing digital y cuáles son las principales características de búsqueda de marketing digital o estrechamiento de la comunicación entre los clubes de fútbol y sus consumidores. A esto le dividimos en cuatro partes; el primero que era una extensión del marco teórico en el que tratamos de entender más acerca de todas las cuestiones que se han investigar. En una segunda parte se estudió desde los sitios web de los miembros de la muestra de los clubes de fútbol para una revisión y análisis de los posibles fallas o mejoras a ser cuestionado por los consumidores. Entonces se recogieron los datos de los cuestionarios digitales presentados a los aficionados y/o simpatizantes de los clubes predefinidos para la muestra y el último se hizo para analizar los datos mediante el programa estadístico SPSS, lo que resulta en la obtención de resultados a través de las pruebas Alfa Cronbach, Levene y Tukey. A partir del análisis y el resultado obtenido se llegó a una conclusión de el uso del entorno virtual en busca de una mejor percepción de la satisfacción de los consumidores deportivos.

Abstract

In this study, we first sought to discover how the social network is being used by sports companies as a tool for digital marketing and what are the main characteristics of digital marketing search or narrowing of communication between the football clubs and their consumers . For it was divided into four parts this search ; the first being an extension of the theoretical framework in which we seek to understand more about all the questions to be researched ; in a second part we studied from the websites of the surveyed clubs soccer for a review and analysis of potential failures or improvements to be questioned by consumers ; then collect data from digital questionnaires presented to fans and / or supporters of the predefined sample for clubs and finally was done to analyze the data using SPSS statistical program where results were obtained through the testing Alpha Cronbach , Levene and Tukey . From the analysis results and a conclusion was reached from the use of virtual environment in search of a better perception of the sport consumer satisfaction.

Referência

AMORIM, Raquel Rodrigues de. Comportamento do consumidor esportivo no ambiente virtual: um estudo das ações e práticas de mercado brasileiro, espanhol e português. PODIUM: Sport, Leisure and Tourism Review. São Paulo, v. 3, n. 2, p. 68-84, 2014.
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