Biblioteca

Seja um dos 10 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2179-1465

Comunicação estratégica no futebol brasileiro: estudo sobre os campeões nacionais de 2018 na Copa Libertadores 2019

Periódico / Revista

Revista GEMInIS

Número

n. 2

Ano

2019

Volume

v. 10

Páginas

p. 158-180

Arquivos

Resumo

Este estudo consiste em uma análise da comunicação estratégica das redes sociais – Facebook, Twitter, Instagram e Youtube – nas contas oficiais da Sociedade Esportiva Palmeiras e do Esporte Clube Cruzeiro, durante os três dias que antecederam a sua estreia na Copa Libertadores da América edição 2019. Utilizou-se, para isso, a metodologia de análise de conteúdo (BARDIN, 1977). O objetivo foi identificar, a partir desse corpus, o uso da transmídia storytelling como recurso estratégico digital, definido a partir de parâmetros concebidos por Henry Jenkins (2009), além da utilização do loop dialógico, conceito de Kent e Taylor (1998), para a comunicação e feedback junto aos seus públicos. A partir dos resultados obtidos, pensa-se que este estudo pode contribuir para a discussão, aprimoramento e otimização da utilização das plataformas digitais e estratégias de comunicação dos clubes de futebol brasileiros.

Palavras-chave: Comunicação, estratégia, futebol, transmedia storytelling, loop dialógico

Abstract

This study consists of an analysis of the strategic communication of social media – Facebook, Twitter, Instagram and Youtube – in the official accounts of the Sociedade Esportiva Palmeiras and Esporte Clube Cruzeiro, during the three days before its debut in the Copa Libertadores de América edition 2019. For this, we used the methodology of content analysis (BARDIN, 1977). The objective was to identify, from this corpus, the use of transmedia storytelling as a strategic digital resource, defined using parameters designed by Henry Jenkins (2009), and the use of the dialogic loop, concept of Kent and Taylor (1998), to communication and feedback among its publics. From the results obtained, it is thought that this study can contribute to the discussion, improvement and optimization of the use of digital platforms and communication strategies of Brazilian soccer clubs.

Keywords: Communication, strategy, soccer, transmedia storytelling, dialogical loop

Referência

ROCHA, Fernando Jesus da; GIACOMELLI, Fábio. Comunicação estratégica no futebol brasileiro: estudo sobre os campeões nacionais de 2018 na Copa Libertadores 2019. Revista GEMInIS. São Carlos, v. 10, n. 2, p. 158-180, 2019.
Cadastre-se para receber novidades