O objetivo do estudo foi analisar as concepções e os princípios de prática de liderança de treinadores de alta performance do futebol brasileiro. Para tanto, foi necessário identificar as concepções de liderança, averiguar os princípios de prática de liderança e apurar os critérios de eficácia e sucesso da prática de liderança de treinadores. Participaram do estudo cinco treinadores de futebol masculino que atuam na 1ª divisão do futebol brasileiro, que conquistaram títulos estaduais e internacionais e acumulam experiência profissional em equipes e seleções estrangeiras. As entrevistas semiestruturadas tiveram duração mínima de 28 minutos e máxima de 124 minutos, perfazendo o total de 313 minutos. A transcrição integral das entrevistas totalizou 118 páginas, cujas declarações foram validadas pelos investigados. Os procedimentos de análise temática (BRAUN & CLARK, 2006) e de validade interpretativa (SHENTON, 2004) foram utilizados na análise e interpretação dos dados. As principais evidências encontradas compreendem algumas competências (liderança, comunicação, equilíbrio emocional, capacidade de adaptação e capacidade reflexiva), princípios/valores (honestidade, coerência, disciplina, humildade e lealdade) e conhecimentos profissionais considerados importantes pelos treinadores na definição da filosofia de liderança. Os princípios de prática de liderança contemplam as estratégias de liderança adotadas (gestão da equipe, corresponsabilidade e comunicação assertiva), a prática de princípios/valores por meio da comunicação oral, comportamental e ambiental, assim como a prática de conhecimentos específicos e gerais. O principal parâmetro de avaliação de um trabalho tem sido o resultado esportivo. Conclui-se que os treinadores manifestaram o domínio de conhecimento processual acerca de sua filosofia de liderança, com características de um modelo tripartido de liderança (filosofia, prática e critérios desconexos e lógica não linear), o qual justifica também a tomada de decisões dos treinadores, realizada de maneira instintiva e embasada no conhecimento tácito, reproduzindo assim ações de forma inconsciente e sem reflexão. A adoção do modelo trifásico de eficácia de liderança é recomendada, no qual os treinadores devem sistematizar suas filosofias e práticas de liderança, antes de estabelecerem possíveis critérios de liderança. Além disso, a aprendizagem profissional deve estar centrada na reflexão da prática deliberada, contemplar o processo e o resultado, bem como estar embasada na complexidade da relação entre o contexto, o líder e os membros da equipe. Assim, a liderança será mais dinâmica e ajustada ao ciclo conceitual e prático, possibilitando ao treinador uma atuação reflexiva, consciente e evolutiva, de maneira a potencializar sua eficiência e eficácia. A continuidade dos estudos é sugerida para acompanhar, por um período prolongado, a prática in loco dos treinadores, no sentido de comparar aquilo que dizem fazer com o que realmente fazem, bem como identificar os impactos de modelos distintos de liderança nas equipes de futebol.
Palavras-chave: Treinador. Liderança. Alta Performance. Futebol. Filosofia de liderança.