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Dissertação

Concepções e princípios de prática de liderança de treinadores

Um estudo com treinadores de alta performance no futebol brasileiro
Ano

2019

Faculdade/Universidade

Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina

Co-rientador

Rui Resende

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Educação Física

Páginas

166

Arquivos

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar as concepções e os princípios de prática de liderança de treinadores de alta performance do futebol brasileiro. Para tanto, foi necessário identificar as concepções de liderança, averiguar os princípios de prática de liderança e apurar os critérios de eficácia e sucesso da prática de liderança de treinadores. Participaram do estudo cinco treinadores de futebol masculino que atuam na 1ª divisão do futebol brasileiro, que conquistaram títulos estaduais e internacionais e acumulam experiência profissional em equipes e seleções estrangeiras. As entrevistas semiestruturadas tiveram duração mínima de 28 minutos e máxima de 124 minutos, perfazendo o total de 313 minutos. A transcrição integral das entrevistas totalizou 118 páginas, cujas declarações foram validadas pelos investigados. Os procedimentos de análise temática (BRAUN & CLARK, 2006) e de validade interpretativa (SHENTON, 2004) foram utilizados na análise e interpretação dos dados. As principais evidências encontradas compreendem algumas competências (liderança, comunicação, equilíbrio emocional, capacidade de adaptação e capacidade reflexiva), princípios/valores (honestidade, coerência, disciplina, humildade e lealdade) e conhecimentos profissionais considerados importantes pelos treinadores na definição da filosofia de liderança. Os princípios de prática de liderança contemplam as estratégias de liderança adotadas (gestão da equipe, corresponsabilidade e comunicação assertiva), a prática de princípios/valores por meio da comunicação oral, comportamental e ambiental, assim como a prática de conhecimentos específicos e gerais. O principal parâmetro de avaliação de um trabalho tem sido o resultado esportivo. Conclui-se que os treinadores manifestaram o domínio de conhecimento processual acerca de sua filosofia de liderança, com características de um modelo tripartido de liderança (filosofia, prática e critérios desconexos e lógica não linear), o qual justifica também a tomada de decisões dos treinadores, realizada de maneira instintiva e embasada no conhecimento tácito, reproduzindo assim ações de forma inconsciente e sem reflexão. A adoção do modelo trifásico de eficácia de liderança é recomendada, no qual os treinadores devem sistematizar suas filosofias e práticas de liderança, antes de estabelecerem possíveis critérios de liderança. Além disso, a aprendizagem profissional deve estar centrada na reflexão da prática deliberada, contemplar o processo e o resultado, bem como estar embasada na complexidade da relação entre o contexto, o líder e os membros da equipe. Assim, a liderança será mais dinâmica e ajustada ao ciclo conceitual e prático, possibilitando ao treinador uma atuação reflexiva, consciente e evolutiva, de maneira a potencializar sua eficiência e eficácia. A continuidade dos estudos é sugerida para acompanhar, por um período prolongado, a prática in loco dos treinadores, no sentido de comparar aquilo que dizem fazer com o que realmente fazem, bem como identificar os impactos de modelos distintos de liderança nas equipes de futebol.

Palavras-chave: Treinador. Liderança. Alta Performance. Futebol. Filosofia de liderança.

Abstract

The aim of this study was the analysis of the conceptions and principles of leadership practice of high performance football coaches in Brazilian football. In this sense it was necessary to identify coaches? conceptions of leadership, to ascertain the principles of leadership practice and to determine the criteria of effectiveness in the practice of leadership. The study was focused in the work of five Brazilian male 1st Division soccer coaches who have won state and international titles and accumulate national and international professional experience. The semi- structured interviews had a minimum duration of 28 minutes and a maximum of 124 minutes each. The total was 313 minutes. The full transcript of the interviews was altogether118 pages and its content was validated by the interviewees. The procedures of thematic analysis (BRAUN & CLARK, 2006) and interpretive validity (SHENTON, 2004) were used in the analysis and interpretation of the data. The main skills includes competencies (leadership, communication, emotional balance, adaptive capacity and reflexive capacity), principles/values (honesty, coherence, discipline, humility and loyalty) and professional knowledge usually considered important by coaches in the definition of leadership philosophy. Principles of leadership practice include the leadership strategies adopted (team management, co-responsibility and assertive communication), the practice of values through oral, behavioral and environmental communication, as well as the practice of specific and general knowledge. The main parameter of the improvement of the work was sport?s result. The conclusion was that the coaches manifested the mastery of procedural knowledge about their leadership philosophy in characteristics of a tripartite model of leadership – philosophy, practice and disconnected criteria and non-linear logic. Not only it affects leadership but also defines coaches’ decision-making, usually performed instinctively and based on tacit knowledge, thus reproducing actions unconsciously. The study concluded that the adoption of thisthree-phase leadership model is recommended. By this the coaches can systematize their leadership philosophies and practices, before establishing possible leadership criteria. In addition, professional learning must be centered on deliberate thinking, contemplating process and outcome. It also has to be based on the complexity of the relationship between the context, the leader and the team members. Thus, leadership will be more dynamic and adjusted to the conceptual and practical cycle, allowing the coach a reflexive, conscious and evolutionary action, enhancing its efficiency and effectiveness. The continuity of studies is necessary to to follow for a prolonged period in loco practices, in order to compare what they say they do with what they actually do, as well as to identify the impacts of different models of leadership on soccer teams.

Keywords: Coach. Leadership. High performance. Soccer. Leadership Philosophy.

Referência

BUSSINGER, Gabriel Henrique de Lucena. Concepções e princípios de prática de liderança de treinadores: Um estudo com treinadores de alta performance no futebol brasileiro. 2019. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.
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