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ISSN 1807-734X

Conhecendo o comportamento de torcedores em relação ao amor à marca de clubes de futebol

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Resumo

O estudo une as temáticas do amor à marca a da gestão esportiva, tendo por objetivos identificar a relação do amor à marca com seus constructos antecedentes  autoexpressão, satisfação com o desempenho e satisfação com o relacionamento) e consequentes (lealdade comportamental, lealdade atitudinal e boca a boca positivo) e verificar se o time de futebol é fator moderador nas relações. O modelo teórico foi baseado no trabalho de Santana (2009) e realizou-se uma pesquisa quantitativa com 270 torcedores de grandes times rivais do futebol: Sport Club Internacional e Grêmio Futebol Portoalegrense. Os resultados foram analisados por meio de Modelagem de Equações Estruturais. Identificou-se que o time de futebol é um fator moderador das relações propostas. O estudo comprovou que a gestão esportiva deve ser personalizada, pois cada time representa algo  diferente para seus torcedores, ou seja, os gestores de marketing esportivo necessitam, primeiro, saber qual a imagem que o time transmite e quais os principais sentimentos envolvidos.

Palavras-chave: Amor à marca; Antecedentes, Consequentes, Futebol, Marketing esportivo.

Referência

MARQUETTO, Matheus Frohlich; PINTO, Nelson Guilherme Machado; GROHMANN, Marcia Zampieri; BATTISTELLA, Luciana Flores. Conhecendo o comportamento de torcedores em relação ao amor à marca de clubes de futebol. Brazilian Business Review. Vitória, v. 14, n. 3, p. 272-287, 2017.
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