Resumo
O processo de transformação do esporte tem tornado as competições internacionais em megaeventos, com relação ao alcance mundial e as estruturas físicas e financeiras necessárias. Nesse contexto, tendo o Brasil papel chave na conjuntura global recente, realizamos uma revisão de literatura visando compreender as possíveis vantagens e intenções políticas na promoção desses eventos, com base na teoria sociológica de Pierre Bourdieu. Como resultados, destacamos que os megaeventos têm sido promovidos com intenções sociais e simbólicas baseadas em experiências bem sucedidas anteriores de criação e/ou divulgação da imagem de países/cidades.
Abstract
Sport’s transformation process is changing international competitions into mega-events about its global audience and its needs of physical and financial structures. In this context, with the key role of Brazil on current international conjuncture, we developed a bibliographic review in order to understand the advantages of political intentions in promoting these events based on Pierre Bourdieu’s sociological theory. As main results, we highlight that mega-events are being promoted with social and symbolic intentions based on past well-succeed experiences of creating and/or promoting a global city/country images.
Referência
ALMEIDA, Bárbara Schausteck de;
MEZZADRI, Fernando Marinho;
MARCHI JúNIOR, Wanderley. Considerações sociais e simbólicas sobre sedes de megaeventos esportivos.
Motrivivência. Florianópolis, v. 21, n. 32-33, p. 178-192, 2009.