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ISSN 2316-932X

Considerações teóricas acerca do composto de marketing esportivo

Número

n. 1

Ano

2014

Volume

v. 3

Área de concentração

Gestão do Esporte

Cidade

São Paulo

Arquivos

Resumo

Este artigo propõe-se a apresentar algumas considerações teóricas a respeito dos conceitos que envolvem o composto do marketing esportivo. Para tanto apresenta-se uma visão do esporte como negócio e sob está ótica o composto do marketing, no esporte, se faz importante por ajudar a definir o negócio esporte. Este composto, formado pelos elementos: Produto, preço, praça e promoção, intitulados como os quatro Ps do marketing, adaptados para o esporte quando combinados ajudam na tomada de decisão e de estratégias dos participantes da indústria do esporte. Nesta nova visão, do esporte como um negócio, o estudo da gestão esportiva vem migrando da educação física para a administração e áreas correlatas, como estratégia e economia, no Brasil, seguindo uma tendência mundial. Torna-se, desta forma um tema multidisciplinar, que envolve as mais diversas áreas de estudos.  

Resumo (outro idioma)

Este trabajo tiene como objetivo presentar algunas consideraciones teóricas sobre los conceptos que implican el compuesto del marketing deportivo. Por eso presenta una visión del deporte como negocio y bajo la óptica se compone de comercialización en el deporte, es importante para ayudar a definir el negocio del deporte. Este compuesto, formado por los elementos: producto, precio, plaza y promoción, titulado como las cuatro P del marketing, adaptadas al deporte cuando se combina la ayuda en la toma de decisiones y las estrategias de los participantes de la industria del deporte. En esta nueva visión del deporte como un negocio, el estudio de la gestión deportiva viene reuniéndose la educación física para la administración y áreas afines como la estrategia y la economía en Brasil, siguiendo una tendencia mundial. Se convierte de este modo un tema multidisciplinario que involucra a muchas áreas diferentes de estudio. 

Abstract

This paper aims to show some theoretical considerations about the concepts involving the sport marketing mix. For that is crucial understanding the sport as a business. The sport marketing mix is formed by four elements; product, price, place and promotion and are typically called the four Ps of marketing. When working together them help companies of sport industry in making decision and strategies. In this new vision, Sports as a business, the study of the sport management change from physical education field to business administration and correlated areas such as strategy and economics in Brazil, following a global trend. Becomes thus a multidisciplinary issue, which involves many different areas of study. 

Referência

FLEURY, Fernando A.; BRASHEAR-ALEJANDRO, Thomas; FELDMANN, Paulo Roberto. Considerações teóricas acerca do composto de marketing esportivo. PODIUM: Sport, Leisure and Tourism Review. São Paulo, v. 3, n. 1, 2014.
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