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ISSN 1983-9030

Constrangimentos instrucionais em futebolistas sub-18 na sub-fase de jogo 1×1

Periódico / Revista

Conexões

Número

n. 3

Ano

2013

Volume

v. 11

Área de concentração

Educação Física

Cidade

Campinas

Páginas

p. 1-12

Arquivos

Resumo

Os constrangimentos instrucionais são um importante fator influenciador da performance dos praticantes. O presente estudo visa analisar a influência de constrangimentos instrucionais ministrados pelo treinador na performance numa tarefa de 1×1 com finalização em futebol. Participaram voluntariamente 11 sujeitos (17,91±1,04 anos de idade) com 8,6±1,52 de anos de prática. Foram usadas três condições de instrução, uma de risco, outra de conservação da bola e uma neutra onde não se apela a nenhuma estratégia ou tática ofensiva. Foram detetadas diferenças significativas entre os três grupos, no que respeita à duração temporal da ação ofensiva (H(2) = 55,38; p ≤ 0,000), à recorrência bipedal (H(2) = 9,01; p ≤ 0,011), à ultrapassagem do defesa (H(2) = 10,61; p ≤ 0,005), à perda de bola por parte do atacante (H(2) = 11,42; p ≤ 0,003) e na quantidade de remates à baliza (H(2) = 11,42; p ≤ 0,003). Os resultados obtidos mostram o efeito dos constrangimentos instrucionais na performance dos praticantes. 

Abstract

The instructional constraints are an important fator that influence the performance of practitioners. This study aims to analyze the influence of instructional constraints given by the coach”s on the performance of a task of 1×1 with finalization in football. Eleven soccer players participated voluntarily (17.91 ± 1.04 years old) with 8.6 ± 1.52 years of practice. We used three conditions of instruction, one of risk, another of conservation of the ball and a neutral where no calls to any strategy or offensive tactics. Significant differences were detected between the three groups, temporal duration of offensive action (H (2) = 55,38; p = 0,000), recurrence bipedal (H (2) = 9,01; p = 0,011), exceeded the defense (H (2) = 10.61; p = 0,005), loss of ball by the attacker (H (2) = 11,42; p = 0,003) and number of shots on goal (H (2) = 11,42; p = 0,003). The results show the effect of instructional constraints on players’ performance. 

Referência

CLEMENTE, Filipe Manuel; MENDES, Rui Manuel. Constrangimentos instrucionais em futebolistas sub-18 na sub-fase de jogo 1×1. Conexões. Campinas, v. 11, n. 3, p. 1-12, 2013.
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