O uso das redes sociais da internet por torcedores de futebol imprime novas dinâmicas e cenários para a prática do torcer. Esta dissertação é o resultado de uma pesquisa qualitativa e de caráter etnográfico, empreendida entre meados de 2015 e o início de 2017, sobre o cotidiano de um grupo de discussão online de torcedores da agremiação futebolística cearense do Ceará Sporting Club. Esse grupo se localiza na rede sociotécnica da internet chamada Facebook, e seu nome é homônimo ao clube de futebol ao qual seus participantes são ligados: Ceará Sporting Club (CSC). Mediante um trabalho de campo efetuado em um interstício do ciberespaço e alicerçado, fundamentalmente, no cruzamento de uma observação participante contínua e entrevistas com interlocutores chaves, este estudo procura compreender por meio de uma descrição etnográfica, como os torcedores participantes do CSC operacionalizam suas maneiras de torcer ao experienciarem sua condição torcedora nessa ambientação digital? Tributária da antropologia social e sociologia do cotidiano, essa investigação estabeleceu diálogos teóricos com autores como Deleuze e Guattari, Bruno Latour e Michel de Certeau, os quais forneceram poderosas ferramentas analíticas para melhor compreender a dinâmica do campo empírico da pesquisa. As interações torcedoras vivenciadas pelos participantes do CSC estão inseridas em uma convivialidade clubística digital gestada naquele território do torcer, espaço digital da prática torcedora que é atravessado por estratégias organizativas, pensadas particularmente pela moderação do grupo, e por táticas nômades que garantem o dinamismo interativo entre os participantes e os conteúdos publicados no CSC. Em ambos os casos, tanto essas táticas como as estratégias são resultado de uma associação entre as entidades técnicas (atores não-humanos) da plataforma do Facebook e os torcedores participantes do CSC (atores humanos). Nesse espaço online do torcer, o engajamento clubístico apresenta-se algo praticado cotidianamente pelos membros ativos do CSC, e um dos meios pelos quais esse engajamento é mais evidenciado é pela busca por informações privilegiadas sobre o dia a dia da agremiação futebolística pela qual os participantes nutrem sua paixão clubística.
Palavras-chave: Torcedores. Redes sociais da internet. Convivialidade clubística digital. Engajamento clubístico.