Biblioteca

Seja um dos 21 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 1981-3341

Copa, Estrela e Coração – as cores e os sentidos de Parintins/AM durante a Copa do Mundo no Brasil e o Festival Folclórico do Boi-Bumbá

Periódico / Revista

Ponto Urbe

Número

n. 15

Ano

2014

Área de concentração

Antropologia

Arquivos

Resumo

Este artigo visa uma análise da justaposição dos eventos da Copa do Mundo da FIFA no Brasil e do Festival Folclórico do Boi-Bumbá na cidade de Parintins/AM. A partir de breve recapitulação da realização da Copa no Brasil e exposição dos contornos do Boi-Bumbá, contrapõe-se a busca de uma brasilidade unida pela Seleção Brasileira de Futebol e a rivalidade constitutiva entre os Bois-Bumbás Caprichoso e Garantido. Para tanto, desloca-se o conceito de Copa do Mundo como “fato social total”, classificação que poderia estender-se ao festival, para apreender os iconoclashes produzidos por tropos conjuntivos e disjuntivos, e o englobamento das cores e da iconografia da Copa pela política cromática de Parintins.

Abstract

This article analyzes the justaposition of the FIFA’s World Cup in Brazil and the Boi Bumbá Folcloric Festival in the city of Parintins, state of Amazon. After a brief summary of Brazil World Cup realizations and a synopsis of Boi Bumbá outline, this article compares the intended Brazilianess united by the support to Brazilian Football Team and the constitutive rivelry between the Boi Bumbás Caprichoso and Garantido. Therefore, the conceptualization of the World Cup, a conceptualization that would equally fit the Festival, is desplaced in order to grasp the iconoclashs produced by connective and disjunctive tropes and also by the aggregation of colors and iconography of the Cup into the chromatic policy of Parintins.

Referência

FIORI, Ana Letícia de; RODRIGUES, Renan Albuquerque. Copa, Estrela e Coração – as cores e os sentidos de Parintins/AM durante a Copa do Mundo no Brasil e o Festival Folclórico do Boi-Bumbá. Ponto Urbe. São Paulo, n. 15, 2014.
Cadastre-se para receber novidades