Biblioteca

Seja um dos 21 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Tese

Crônicas de Tostão

Futebol e ética, vida e literatura
Ano

2016

Faculdade/Universidade

Centro de Ciências Humanas e Naturais, Universidade Federal do Espírito Santo

Tema

Tese

Área de concentração

Doutorado em Letras

Páginas

186

Arquivos

Resumo

O estudo propõe um ponto de partida para a interpretação das crônicas de Tostão. A análise das crônicas estudadas procura vê-las sempre como parte de um conjunto maior, e que, por isso, é estudado, o conjunto, a partir do entendimento de que exista um programa consciente por parte do cronista Tostão. Para tanto, a análise procura, na hipótese de uma leitura dos contornos e dos fulcros de sua escrita, reconhecer aspectos da literatura brasileira – que certa história tentou contar –, da literatura de futebol e da crônica de futebol que estão em diálogo com os textos escritos em jornal por Tostão. Nesse processo, descrever e discutir as escolhas impetradas pelo cronista são a busca por reconhecer as aberturas e fechamentos que se impõem, e são postas pelo cronista, nas páginas dos periódicos. Os gestos de escrita e de reflexão realizados por Tostão em analisar o futebol, a literatura e a vida deixam ver uma tentativa de remontar e redimensionar tanto os sentidos dos gêneros literários, da fórmula corriqueira de se discutir o futebol, quanto da ótica comum de entender os aspectos que sustentam as estruturas sociais vigentes.

Palavras-chave: Tostão. Crônica. Crônica de futebol. Literatura de futebol. Literatura brasileira

Abstract

The study proposes a starting point for the interpretation of Tostão’s chronicles. The analysis of the studied chronicles demand to see them always as part of a larger whole, and that, therefore, the whole set is studied, from the understanding that there is a conscious program on the part of the chronicler Tostão. For such, the analysis seeks, on the hypothesis of a reading of the contours as well as the points of support of his writing, to recognize aspects of brazilian literature – in which a certain story he attempted to tell – of the football literature as well as the football chronic that are in dialogue with the texts written in newspapers by Tostão. The writing and reflection gestures carried out by Tostão in analysing football, literature and life allow us to see an attempt to reassemble and resize both the senses of literary genres, the trivial formula to discuss football, as well as the common optics in order to understand the aspects that underlie the current social structures.

Sumário

1. INTRODUÇÃO, 09

2. Literatura, Literatura de futebol e Literatura & futebol: considerações sobre o football e a literatura, 23

3. A crônica, 37
3.1 A crônica, 37
3.2 O ensaio, 51
3.4 A crônica de futebol, 59

4. Elementos efêmeros e permanentes nas crônicas de Tostão: o princípio ético, 74
4.1. O princípio ético, 80
4.2 Por que, de novo, um cronista-ensaísta?, 98

5. O estilo de Tostão, 110
5.1 Duas notas sobre o estilo de Tostão, 110
5.2 A concepção de estilo, 115
5.3 A noção de estilo para Tostão, 120
5.4 Uma falsa contradição no estilo de jogar, 124
5.5 O uso da paráfrase, 129
5.6 Uma última tabela com a metáfora, 132

6. PALAVRAS FINAIS, 155

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, 158

ANEXOS, 162

Referência

LIMA, Leandro Siqueira. Crônicas de Tostão: Futebol e ética, vida e literatura. 2016. 186 f. Tese (Doutorado em Letras) - Centro de Ciências Humanas e Naturais, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016.
Cadastre-se para receber novidades