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Dissertação

Da fábrica ao campo de futebol, vender tecido e vender espetáculo

tecendo os fios da história de um casamento feliz
Ano

2005

Faculdade/Universidade

Faculdade de Educação Física, Universidade Federal de Santa Catarina

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Educação Física

Páginas

178

Arquivos

Resumo

Este estudo analisou o fetiche produzido pela mercadoria esporte, a partir de uma situação concreta: o surgimento de um Clube de Futebol de Fábrica (Associação Desportiva Confiança), na cidade de Aracaju/SE, no ano de 1949. Tendo como matriz teórica (epistemológica) o materialismo histórico, o estudo partiu de um conceito da mercadoria elaborado por Karl Marx, no século XIX e de sua metamorfose, chegando a um bem cultural (como o esporte), que se configura em nosso tempo com o processo de banalização da cultura ou Indústria Cultural. Neste sentido, analisei o esporte em suas várias dimensões na modernidade, em sua forma de rendimento e espetáculo, bem como na aproximação com a mídia, quando esta media seu espetáculo. A relevância social à qual a pesquisa foi submetida, possibilita uma discussão sobre as faces ocultadas pelo fetiche do esporte, pois quando se analisa um fenômeno, perpassando pelas suas bases históricas, políticas, econômicas e sociais, além de tratar da contradição e de interesses antagônicos de ordem do capital, pode-se contribuir para promover uma ampla discussão sobre esse fenômeno nos dias de hoje e sua relação com a formação humana. A partir do método dialético, a investigação teve como opção metodológica, numa perspectiva qualitativa, a caracterização de uma pesquisa histórica. Nos procedimentos para “colheita” dos dados foi inclusa a captura das informações em jornais (mídia impressa) sobre a história da formação do time de futebol da Fábrica, com recortes no período de 1949 a 1970, e entrevistas - semi-estruturadas - com pessoas (cronistas esportivos, diretores do clube, jogadores, jornalistas, operários) que fizeram e fazem a história do clube. A sistematização e a interpretação dos dados (base documental e depoimentos) foram procedidas por meio da análise de conteúdo, a partir de categorias extraídas do próprio campo investigativo. Neste sentido, encontrei subsídios que apontam para o processo de mercadorização do esporte em Aracaju e também do papel da mídia na veiculação do espetáculo esportivo.

PALAVRAS-CHAVE: Mercadorização; Fetiche; Futebol de Fábrica; Indústria Cultural

Abstract

This study analyzed magic power produced by the merchandise sport, from a concrete situation: the sprouting of a Club of Soccer of Plant (Porting Association Confidence), in the city of Aracaju/SE, the year of 1949. Having as first theoretician the historical materialism, the study broke of a concept of the merchandise elaborated for Karl Marx, in century XIX and of its metamorphosis, arriving at a cultural good (as the sport), that the culture process of banal-action of or Cultural Industry is configured in our time with. In this direction, I analyzed the sport in its some dimensions in modernity, in its form of income and spectacle, as well as in the approach with the media, when this measured its spectacle. The social relevance to which the research was submitted, makes possible a quarrel on the faces occulted for magic power of the sport, therefore when a phenomenon is analyzed, pass by for its historical bases, politics, economic and social, besides dealing with the contradiction and antagonistic interests of order of the capital, it can be contributed to nowadays promote an ample quarrel on this phenomenon and its relation with the formation human being. From the dialectic method, the inquiry had as method system option, in a qualitative perspective, the characterization of a historical research. In the procedures for "harvest" of the data the capture of the information in periodicals was include (media printed) on the history of the formation of the teams of soccer of the Plant, with clippings in the period of 1949 the 1970, and interviews - halfstructuralized - with people (sporting columnist, directors of the club, players, journalists, laborers) that they had made and they make the history of the club. The systematization and the interpretation of the data (documentary base and depositions) had been proceeded by means of the content analysis, from extracted categories of the proper field. In this direction, I found subsidies that also point with respect to the process of merchandise-action of the sport in Aracaju and of the paper of the media in the propagation of the sporting spectacle.

Key-Words: Merchandise-action; Magic power; Soccer of Plant; Cultural industry

Sumário

INTRODUÇÃO, 13

CAPÍTULO I
RELEVÂNCIA SOCIAL E TEÓRICA DO PROBLEMA, 17
1.1 Quanto ao Objetivo Geral e às Questões Investigativas, 25

CAPÍTULO II
CONSIDERAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA PESQUISA, 29
2.1 Contextualizando o Esporte Moderno: idealização, materialização e venda, 30
2.2 A mercadoria força de trabalho materializada no mundo do esporte, 35
2.3 Indústria Cultural e Semi-formação: condições necessárias, 42
2.4 O Fetichismo como Mistificação das Massas, 47
2.5 Mídia, Política e Ideologia: reflexões acerca do fenômeno esportivo, 54
2.6 Nas Trilhas Metodológicas da Pesquisa, 62
2.6.1 Uma Perspectiva de Entender a Realidade: o materialismo histórico 63
2.6.2 Introduzindo a Metodologia: a forma e o campo, 70
2.6.3 Procedimentos na “Colheita” dos Dados e Delimitação, 72
2.6.4 Perspectiva da Análise da Pesquisa, 75

CAPÍTULO III
ANALISANDO: Da Fábrica Ao Campo [...], Tecendo Seus Fios Históricos, 77
3.1 ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA CONFIANÇA: Algumas épocas antes, 80
3.2 CONFIANÇA: A História Continua, Tecendo a História, 93
3.2.1 “A História que não se conta...!”, 95
3.3 O Profissionalismo “Oculto” do Confiança, 109
3.4 Da Fábrica ao Espetáculo do Confiança:
Um Casamento Feliz com a Mídia, 111
3.4.1 O Espetáculo: do Confiança ou da Sociedade?!, 131
3.4.2 Nessa História ..., o Espetáculo Gera Renda, 135
3.4.2.1 Criação dos Estádios/Mercados, 142
3.5 O Confiança na Mídia: considerações entre 1949 e 1966, 145

CONSIDERAÇÕES FINAIS, 158

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, 168

Referência

RIBEIRO, Sérgio Dorenski Dantas. Da fábrica ao campo de futebol, vender tecido e vender espetáculo: tecendo os fios da história de um casamento feliz. 2005. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.
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