Este trabalho visa contextualizar e analisar as redes sociais como estratégia de Marketing dos quatro clubes grandes de futebol do Rio de Janeiro: Botafogo de Futebol e Regatas, Clube de Regatas Flamengo, Clube de Regatas Vasco da Gama e Fluminense Football Club. Foram feitas análise quantitativas e qualitativas sobre como clubes e torcedores percebem as redes sociais como fonte de ações de Marketing. Ademais, a relevância deste trabalho se vale pela temática das redes sociais como instrumentos de Marketing e o pouco estudo sobre futebol no Brasil, onde é considerado por vários setores como parte da cultural nacional. Porém, os clubes ainda não sabem lidar com essas ferramentas, em prol da ativação da marca com os seus torcedores, a fim de fidelizá-los. Os quatro clubes foram escolhidos por serem considerados clubes de maior expressão do futebol carioca e por terem representação significativa no cenário nacional do futebol. Este trabalho concluiu que os clubes sabem utilizar as redes sociais, porém seus próprios torcedores não veem uma interação frequente e, com isso, as ações de Marketing dos clubes são raramente percebidas.