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Dissertação

Determinantes do público nos estádios de futebol brasileiros

Ano

2022

Faculdade/Universidade

Escola de Economia de São Paulo, Fundação Getulio Vargas

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Economia

Páginas

48

Arquivos

Resumo

Neste trabalho estima-se uma equação de público presente para a primeira divisão Campeonato Brasileiro de Futebol utilizando os dados individuais das partidas entre 2015 e 2019. Para tal, utiliza-se variáveis tipicamente empregadas na estimação de equações de demanda, como preço e variáveis referentes à qualidade do produto, além de variáveis socioeconômicas. Aplica-se a estrutura de painel aos dados para estimar um modelo de regressão com efeitos fixos e assim controlar os efeitos de variáveis não observadas e/ou invariantes ao longo do tempo potencialmente correlacionadas às variáveis explanatórias. Para tratar da possível endogeneidade do variável preço, emprega-se o uso de variáveis instrumentais. Por fim, testa-se diferentes especificações para as variáveis explicativas, partindo da intuição que o futebol brasileiro é heterogêneo, resultado da heterogeneidade das condições econômicas, sociais e geográficas do país. No modelo com as especificações escolhidas (regressão de dados de painel com efeitos fixos e variável instrumental), a elasticidade preço encontrada foi negativa e menor que um em valor absoluto, indicando que os clubes brasileiros operam na parte inelástica da curva de demanda, isto é, maximizam outros fatores além do lucro em sua função objetivo. Ao mesmo tempo, mensura-se os efeitos de variáveis de desempenho esportivo e socioeconômico sobre o público presente nas partidas. Os principais resultados encontrados foram uma relação cúbica entre o público e a colocação do time no campeonato, com as primeiras posições sendo as maiores incentivadoras de público e as últimas as menos, indicando um baixo grau de “fidelidade” do torcedor brasileiro; uma relação também cúbica entre o número da rodada e o público, indicando um baixo interesse dos torcedores no início do campeonato e um alto interesse nas rodadas decisivas; uma relação quadrática entre o público e a renda per capita anual do município onde a partida ocorre, com as partidas de futebol sendo um bem inferior em municípios com baixa renda per capita, um bem normal em municípios com renda per capita intermediária e um bem de luxo para municípios com um PIB per capita elevado. Não foi encontrada relação significativa entre o público na partida e o fato de o jogo ser durante o final de semana.

Palavras-chave: Economia do Esporte, Futebol brasileiro, Público

Abstract

This paper estimates an attendance equation for the Brazilian Football Championship first division (Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão) using individual data from matches between 2015 and 2019. To do so, variables typically used in estimating demand equations, such as price and product quality, as well as socioeconomic variables are used. A panel structure is applied to the data to estimate a fixed effects regression model and thus control for the effects of unobserved and/or time invariant variables potentially correlated to the explanatory variables. To address the possible endogeneity of the price variable, the use of instrumental variables is employed. Finally, different specifications for the explanatory variables are tested, based on the hypothesis that Brazilian football is heterogeneous, as a result of the country’s economic, social, and geographical conditions heterogeneity. In the model with the chosen specifications (panel data regression with fixed effects and instrumental variable), the price elasticity found was negative and smaller than one in absolute value, indicating that Brazilian clubs operate on the demand’s curve inelastic segment, possibly maximizing factors other than profit in their objective function. At the same time, the effects of sports performance and socioeconomic variables on attendance are measured. The findings were: a cubic relationship between attendance and team position in the championship, with the first positions being the biggest crowd boosters and the last positions the least, indicating a low degree of “fidelity” of Brazilian football fans; a cubic relationship between the matchday number and attendance, indicating a low interest of fans at the beginning of the championship and a high interest in the decisive rounds; a quadratic relationship between attendance and the annual per capita income of the municipality where the match takes place, with football matches being an inferior good in municipalities with low per capita income, a normal good in municipalities with intermediate per capita income, and a luxury good for municipalities with high per capita GDP. No significant relationship was found between attendance and whether the match happened on a weekend.

Keywords: Sports economics, Brazilian football, Sports Attendance

Sumário

1. INTRODUÇÃO, 7

2. REVISÃO DA LITERATURA, 9

3. DADOS E ESTATÍSTICAS DESCRITIVAS, 13

4. MODELO ECONOMÉTRICO, 20

5. RESULTADOS, 23
5.1 Preço, 25
5.2 Rodada, 26
5.3 Desempenho Esportivo e Incerteza, 28
5.4 Clássicos e Fim de Semana, 33
5.5 Variáveis Econômicas, 35
5.6 Comparando clubes G12 e clubes não G-12, 40

6. CONCLUSÃO, 44

REFERÊNCIAS, 46

APÊNDICE, 47

Referência

POLAMARTSCHUK, Felipe Codato. Determinantes do público nos estádios de futebol brasileiros. 2022. 48 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Escola de Economia de São Paulo, Fundação Getulio Vargas, São Paulo, 2022.
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