Biblioteca

Seja um dos 16 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 1981-478X

Disputas, conflitos e articulações na construção do saber futebolístico

Periódico / Revista

Espaço Plural

Número

n. 29

Ano

2013

Ano

2013

Volume

v. 14

Área de concentração

Educação Física

Cidade

Toledo

Páginas

p. 140-169

Arquivos

Resumo

Pretendo analisar distintas propostas e métodos de ensino-aprendizagem futebolístico com base em pesquisa realizada na escolinha de futebol de um Clube Desportivo Municipal localizado na Cidade Líder, bairro periférico da zona leste paulistana. A partir de uma etnografia das aulas, treinos e jogos, bem como das demais atividades praticadas naquele espaço, faço uma discussão crítica sobre as propostas de ensino do futebol a crianças e jovens a partir de questões envolvendo certas polaridades, como saber teórico/saber prático e amadorismo/profissionalismo. 

Abstract

This article aims to analyze the different proposals and methods of football teaching-learning based on research conducted at the soccer school of a Municipal Sports Club located in Cidade Líder, eastern suburb of São Paulo area. From an ethnography of classes, practices and games, as well as other activities performed in that space, I make a critical discussion on the proposed of football teaching to children and youth from issues involving certain polarities, as theoretical knowledge/practical knowledge and amateurism/professionalism. 

Referência

SPAGGIARI, Enrico. Disputas, conflitos e articulações na construção do saber futebolístico. Espaço Plural. Toledo, v. 14, n. 29, p. 140-169, 2013.