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Tese

Diversão em Juiz de Fora (MG)

Carnaval e futebol sob as lentes da Carriço Filme (1934-1956)
Ano

2021

Faculdade/Universidade

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais

Orientador(a)

Rafael Fortes

Tema

Tese

Área de concentração

Doutorado em Lazer

Páginas

200

Arquivos

Resumo

Esta tese objetiva analisar, à luz dos filmes produzidos pela Carriço Filme, os divertimentos em Juiz de Fora (MG) durante o período de 1934 a 1956, problematizando a narrativa dos acontecimentos ligados à diversão e os aspectos socioculturais presentes nos filmes, buscando captar os processos de produção de sentidos nas práticas sociais apresentadas nos cinejornais. A metodologia abarcada consistiu, primordialmente, na análise das cenas fílmicas aliadas a dados documentais secundários. Também foram consultados, em menor quantidade, arquivos pessoais e institucionais, além de relatos memorialísticos. A interpretação das fontes foi pautada pela identificação dos temas mais recorrentes nos filmes da produtora. Para isso, os filmes contidos na obra Cinejornal Carriço foram considerados, elaborada pela Cinemateca Brasileira. Essa publicação possui as descrições dos cinejornais feitas pelos técnicos da cinemateca. Diante disso, analisando os dados levantados, esta tese se dedica a analisar os filmes sobre carnaval e futebol. Ressalta-se que essas temáticas foram selecionadas durante a primeira fase da pesquisa documental sobre o acervo da Carriço Filme, uma vez que esta possui um volumoso material que se dedica a registrar os divertimentos juiz- foranos. Além disso, foi realizada, durante todo o período da escrita da tese, a pesquisa bibliográfica que pudesse subsidiar as análises aqui tecidas. Em síntese, pôde-se constatar que os filmes que versam sobre o carnaval associam Juiz de Fora a partir de um ethos de cidade moderna e progressista, colocando-a em destaque quando comparada a outros municípios mineiros. Além disso, a narrativa fílmica busca reforçar divisões e dualidades claras de “trabalho e não trabalho”, “ordem e desordem”, realçando o poder da religião, da educação e do trabalho na construção de um ideário de homem. Ainda, os filmes marcam uma dualidade entre “carnaval interno”, aquele de clubes e salões, e “carnaval de rua”. Já o futebol realça as imagens dos torcedores, em muitos casos, como uma massa amorfa e numerosa. Porém, os registros imagéticos demonstram que, nas arquibancadas e no entorno do jogo, existiam seções, diferenciações e, até mesmo, maiores realces, inclusive, esse fato é transportado para o roteiro dos cinejornais. Imagens de mulheres, policiamento, imprensa esportiva e crianças são recorrentes. Além disso, há exibição dos avanços na melhoria e construção de sedes esportivas dos clubes. Os aspectos de diversão foram expostos associados à industrialização, à urbanização e à modernização da cidade. Isso porque, em ambas essas manifestações culturais, não parece haver indícios capazes de problematizar aspectos como as desigualdades e as incongruências urbanas de Juiz de Fora. Contudo, as imagens demonstram como essas manifestações reforçavam o status quo de determinados grupos, enquanto outros tinham suas práticas silenciadas.

Palavras-chave: Cinejornal. Carriço Filme. Diversão. Carnaval. Futebol.

Abstract

This thesis aims to analyze, in the light of the films produced by Carriço Filme, the entertainments in Juiz de Fora (MG) within 1934 and 1956, problematizing the narratives of the events connected to the amusement and the sociocultural aspects present in the films, seeking to capture the sense production processes on the social practices shown in the newsreels. The methodology used consisted, mainly, of the movie scenes analysis allied to secondary documentary data. It was also consulted, in lesser amount, personal and institutional files, in addition to memoirs. The interpretation of sources was guided by the identification of the most recurrent movie themes from the producer. Therefore, the films contained in the Cinejornal Carriço, elaborated by Cinemateca Brasileira, were considered. This publication has the descriptions of the newsreels made by the Cinemateca’s technicians. That said, analyzing the collected data, this thesis dedicates itself to analyze the movies about carnival and football. It is highlighted that these themes were selected during the documentary research regarding the Carriço Filme archive, as it has a great amount of material related to juiz-foranos’ entertainments. Furthermore, it was carried out, while this thesis was being written, the bibliographic research that could contribute for the analyses made in here. In summary, it is possible to notice that the movies regarding carnival link Juiz de Fora to a modern and progressive city ethos, highlighting it when compared to other towns in Minas Gerais. Besides from that, the film narrative seeks to reinforce clear divisions and dualities from “labour and non- labour”, “order and disorder”, underlining the power of religion, education and labour in the construction of an idea of man. Yet, the films mark a duality between “indoor carnivals”, the ones in clubs and lounges, and the “street carnival”. The football emphasises the images from the fans, in many cases, as an amorphous and numerous mass. However, the visual records show that, on the bleachers and on the matches’ surroundings, there were sections, distinctions and even greater enhances, this fact is transported to the script of the newsreels. Images of women, law- enforcement, sports press and children were also recurrent. Besides from that, there are exhibitions of the development in improvements and constructions from the sport clubs venues. The entertainment aspects had were exposed and associated to industrialization, urbanization and the city’s modernization. This was because, in both these cultural manifestations, it does not seem to have evidence capable of problematizing aspects as inequalities and urban inconsistencies in Juiz de Fora. Nevertheless, the images display how these manifestations would reinforce the status quo from certain groups, while others had their practices silenced.

Keywords: Newsreels. Carriço Filme. Amusement. Carnival. Football

Sumário

1 INTRODUÇÃO, 13
1.1 Fontes e estado da arte, 17
1.2 Aspectos metodológicos: análise fílmica, 23
1.3 João Carriço e Carriço Filme, 35
1.3.1 Carriço e as exibições fílmicas, 37
1.3.2 O produtor: a Carriço Filme, 43

2 OS CARNAVAIS FILMADOS PELA CARRIÇO FILME, 51
2.1 O carnaval e a cidade: o trabalho, a religião e a educação da cidade que se diverte, 57
2.2 O carnaval nos salões juiz-foranos, 73
2.2.1 As matinês infantis, 73
2.2.2 Bailes de gala: os adultos se divertem, 84
2.3 O carnaval das ruas: o “povo” se diverte, 90
2.3.1 As batalhas de confete, 91
2.3.2 Os corsos carnavalescos, 96
2.3.3 Os blocos, os cordões carnavalescos e os festejos de Momo nas ruas, 98
2.3.4 Os ranchos carnavalescos e as escolas de samba, 105

3 O FUTEBOL EM JUIZ DE FORA: ASPECTOS GERAIS, 114
3.1 Os espaços do futebol juiz-forano sob as lentes da Carriço Filme, 117
3.1.1 As partidas no Estádio Salles de Oliveira, 117
3.1.2 As partidas no Sport Club Juiz de Fora, 119
3.1.3 As partidas no Tupynambás Futebol Clube, 124
3.1.4 Outros espaços e partidas de futebol, 127
3. 2 A perspectiva geral das partidas, 140
3.3 A torcida, 150
3.3.1 As mulheres nos jogos de futebol, 157
3.3.2 A presença infantil nos jogos, 166

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS, 174
REFERÊNCIAS, 180
APÊNDICE A – O esporte e a prática escolar em juiz de fora, 197
APÊNDICE B – Quadro esporte e a formação militar, 199
APÊNDICE C – Esportes e dinâmica da cidade, 200

Referência

LOPES, Romilda Aparecida. Diversão em Juiz de Fora (MG): Carnaval e futebol sob as lentes da Carriço Filme (1934-1956). 2021. 200 f. Tese (Doutorado em Lazer) - Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021.
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