Biblioteca

Seja um dos 9 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 1983-7070

Do jornalismo esportivo ao infotretenimento: o caso do contrato entre Neymar Jr. e Globo como paradigma

Arquivos

Resumo

Este artigo parte do desenvolvimento teórico da Economia Política da Comunicação voltada ao Jornalismo para analisar as mudanças na cobertura esportiva midiática. Analisa-se as mudanças no jornalismo esportivo do Grupo Globo, indo das questões estruturais neste setor no conglomerado ao contrato com Neymar Júnior, vigente nos anos de 2014 e 2015. Dada a necessidade de fonte secundária não científica sobre o observável, além da revisão teórica, utilizamos o método de pesquisa documental para resgatar matérias jornalísticas que tratam das mudanças no grupo comunicacional e do contrato com o jogador de futebol. Assim, conta-se o que ocorreu, possibilitando a análise a partir do marco teórico escolhido. O fato analisado representa o ápice da transição do jornalismo tradicional para o infotretenimento na cobertura esportiva, motivado por questões relacionadas à reestruturação do sistema capitalista.

Palavras-chave: Grupo Globo; Neymar Júnior; cobertura esportiva; entretenimento; economia política da comunicação.

Abstract

This paper is based on the theoretical development of a Political Economy of Communication focused on journalism studies to analyze the changes in sports media coverage. The object is the changes in sports journalism of Grupo Globo, from the structural issues of the sector in the conglomerate to the contract with Neymar Júnior, in force in 2014 and 2015. Given the need for a non-scientific secondary source on the observable, in addition to the theoretical review, we used the documentary research method to rescue journalistic articles that deal with changes in the communication group and the contract with the football player. Thus, it is told what happened, enabling the analysis from the chosen theoretical framework. The analyzed fact represents the culmination of the transition from traditional journalism to infotainment in sports coverage, motivated by issues related to the restructuring of the capitalist system.

Keywords: Grupo Globo; Neymar Junior; sports coverage; entertainment; political economy of communication

Referência

SOBRINHO, Carlos Peres de Figueiredo; SANTOS, Anderson David Gomes dos. Do jornalismo esportivo ao infotretenimento: o caso do contrato entre Neymar Jr. e Globo como paradigma. Comunicação Mídia e Consumo. São Paulo, v. 17, p. 322-343, 2020.
Cadastre-se para receber novidades