Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

Efeito do mando de campo para os clássicos de maiores torcidas de Brasil e Argentina

Ano

2023

Faculdade/Universidade

Universidade Federal de Viçosa

Co-rientador

Manoel Vítor de Souza Veloso

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Economia

Páginas

69

Arquivos

Resumo

Mais do que um espaço esportivo, o estádio de futebol é visto como um vetor de atração de público e geração de renda, além do potencial de influência sobre o desempenho de times que disputam jogos em seus domínios. Conforme o maior incentivo dos torcedores tende a refletir no desempenho das equipes durante uma partida, o presente trabalho tem como objetivo medir o efeito de mando de campo para os clássicos de maiores torcidas de Brasil e Argentina ao considerar como variável dependente de sucesso a quantidade de gols marcados em todo o histórico de disputa. O modelo foi estimado a partir da distribuição de Poisson. Tal distribuição é adequada para dados de contagem equidispersos, que foi o caso do presente estudo. Os resultados indicaram que o efeito de mando de campo foi significativo para ambas as equipes no embate brasileiro, sendo maior para o Corinthians, enquanto que, no duelo argentino, apenas para o River Plate foi observado esse fator. Diante disso, ao fornecer uma medida quantitativa para a existência de vantagem de se jogar em casa, justifica-se possíveis investimentos na construção de estádios próprios, já que há fatores ligados a eles que podem aumentar a probabilidade de sucesso para a equipe mandante. À vista disso, essa melhoria de desempenho atrelada ao fator mando de campo promove um ciclo virtuoso pautado na atração de torcedores e fontes de geração de renda associadas ao espaço as quais podem ser revertidas para investimento na qualidade da equipe que, posteriormente, retornam em forma de novas receitas.

Palavras-chave: Mando de campo. Clássicos. Brasil. Argentina

Abstract

More than a sports space, the soccer stadium is seen as a vector for attracting the public and generating income, in addition to the potential to influence the performance of teams that play games in its domains. As the greater incentive of the fans tends to reflect on the performance of the teams during a match, the present work aims to measure the effect of field command for the classics with the biggest supporters in Brazil and Argentina. By considering the number of goals scored in the entire dispute history as a dependent variable for success, the model was estimated from the Poisson distribution. Such a distribution is suitable for equidisperse count data, which was the case in the present study. The results indicated that the field command effect was significant for both teams in the Brazilian match, being greater for Corinthians, while, in the Argentine duel, this factor was observed only for River Plate. Therefore, by providing a quantitative measure for the existence of home advantage, possible investments in the construction of own stadiums are justified, since there are factors linked to them that can increase the probability of success for the home team. In view of this, this performance, linked to the best performance of the club in hosting matches in its stadiums, promotes a virtuous cicle based on the attraction of fans and sources of income generation associated with the space, which can be reverted to investment in the quality of the team and , subsequently return in the form of new income.

Keywords: Home-field. Classics. Brazil. Argentina.

Referência

SILVA, Jaqueline Castro da. Efeito do mando de campo para os clássicos de maiores torcidas de Brasil e Argentina. 2023. 69 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2023.