Biblioteca

Seja um dos 16 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

Efeitos de um programa de ensino de futsal, baseado em uma perspectiva tática do jogo, sobre o desempenho tático

Ano

2013

Faculdade/Universidade

Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Ciências

Páginas

79

Arquivos

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo investigar os efeitos de um programa de ensino de futsal, baseado em uma perspectiva tática do jogo, sobre o desempenho tático. Nessa perspectiva, a ação tática é colocada no centro do processo de ensino-aprendizagem, e a atividade de ensino central são os exercícios táticos, contextualizados o mais próximo possível da situação real de jogo. Os alunos são incentivados a tomarem decisões e a refletirem sobre as ações em relação aos problemas que emergem no contexto (confronto) de jogo. Os adeptos dessa perspectiva de ensino defendem que, assim, estimulariam a formação de alunos/jogadores inteligentes e criativos. Para auxiliar a construção do programa foi elaborado um modelo do jogo de futsal. A construção da representação ocorreu a partir de um diálogo entre uma concepção empírica da modalidade, construída por treinadores experientes, e concepções de Modalidades Esportivas Coletivas existentes na literatura. Optou-se por um recorte sistêmico do fenômeno com o intuito de superar a perspectiva tecnicista, em que a ação no jogo é vista como a justaposição de gestos técnicos, e realçar a importância da tomada de decisão. Após a construção do modelo e a avaliação do desempenho tático dos selecionados a participar do estudo, partiu-se para construção do programa a ser investigado. Participaram do estudo oito alunos, com idade entre sete e oito anos, integrantes de um curso-extracurricular de futsal de uma escola particular de São Paulo. O programa teve duração de oito semanas, sendo realizadas duas aulas de uma hora por semana, totalizando 16 aulas. Os dados indicaram uma melhora significante no desempenho tático dos participantes após 16 sessões de treinamento. A despeito de o programa ter sido aplicado em apenas uma amostra (com características peculiares) com número reduzido de participantes, tais evidências contribuem para o avanço nas discussões sobre perspectiva tática e respectivas estratégias de ensino, assim como para o fortalecimento da modelação do jogo construída.

Abstract

The objective of the current research was to investigate the impacts of a futsal unit, based on a tactical approach, on tactical performance. Under this approach, tactic is considered the center of teaching-learning process, and the main activities are tactical exercises. Pupils are estimulated to take part in the decisions and reflect on their actions related to problems that emerge from the game. The adepts of this approach defend that, thereby, pupils would become more intelligent and creative players. In order to support the unit design, a model of the futsal game was created. The representation was made throughout discussions among experienced coaches. A systemic approach was used in order to overcome a technical perspective, in which the action in a game is seen as a mere juxtaposition of technical gestures, and emphasize the importance of decision-making. After the creation of the model and pupils assessment, the unit was designed. Eight 7 to 8 year-old pupils, members of an extra-curricular activity in a private school, took part in the research. The unit was composed by 16 lessons (2 lessons a week) of one hour each. Results demonstrated that tactical performance has improved significantly after 16 lessons. In despite of the reduced number of participants, these evidences contribute to the progress of the teaching-learning process of futsal, as well as to fortify the model of the game created.

Sumário

1 INTRODUÇÃO, 1
1.1 JUSTIFICATIVA, 2

2 OBJETIVO, 3

3 REVISÃO DE LITERATURA, 4
3.1 APRESENTAÇÃO, 4
3.2 MODALIDADES ESPORTIVAS COLETIVAS (MEC), 4
3.3 ESTRATÉGIAS E TÁTICA, 5
3.4 CONCEPÇÕES E PROPOSTAS DE ENSINO DAS MEC, 6
3.4.1 O Ato Tático no Jogo (MAHLO, 1974), 7
3.4.2 O Ensino dos Jogos Esportivos Coletivos (BAYER, 1986), 8
3.4.3 Teaching Games for Understanding (BUNKER; THORPE, 1982), 10
3.4.4 Iniciação Esportiva Universal (GRECO, 2007), 11
3.4.5 Modelo de Competência dos Jogos de Invasão (GRAÇA ET AL, 2007), 13
3.5 ESTUDOS REALIZADOS, 14
3.6 CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES, 19

4 CARACTERIZAÇÃO DO JOGO DE FUTSAL, 21

5 MODELO DO JOGO DE FUTSAL: PROLEGÔMENOS, 23

6 MODELO DO JOGO: ENFOQUE DIDÁTICO, 29
6.1 PROBLEMAS ESPACIAIS, 29
6.2 PROBLEMAS ORGANIZACIONAIS, 30
6.3 AÇÕES DA EQUIPE COM A POSSE DE BOLA, 30
6.3.1 Ações Individuais, 31
6.3.2 Ações Grupais, 35
6.3.3 Ações Coletivas, 36
6.4 AÇÕES DA EQUIPE SEM A POSSE DE BOLA, 37
6.4.1 Ações Individuais 38
6.4.2 Ações Grupais 40
6.4.3 Ações Coletivas, 40
6.5 TRANSIÇÃO COM A RECUPERAÇÃO DA POSSE DE BOLA (RECOMPOSIÇÃO DAS LINHAS DE AÇÃO COM BOLA), 41
6.6 TRANSIÇÃO COM A PERDA DA POSSE DE BOLA (RECOMPOSIÇÃO DAS LINHAS DE AÇÃO SEM BOLA), 42

7 DESENHO METODOLÓGICO, 43
7.1 PROGRAMA DE ENSINO, 43
7.1.1 Duração do Programa, 43
7.1.2 Caracterização da Amostra, 43
7.1.3 Professor responsável por aplicar o programa, 44
7.1.4 Características do local onde o programa foi implementado, 44
7.1.5 Estrutura Geral das Sessões de Treinamento, 44
7.1.6 Sessões de Treinamento, 46
7.2 Coleta dos Dados: Procedimentos, 62
7.2.1 Teste de Observação do Desempenho, 63
7.2.1.1 Construção do Teste, 63
7.3 PROCEDIMENTO DE ANÁLISE DE DADOS, 65
7.3.1 Teste de Fidedignidade, 66

8 RESULTADOS, 68

9 DISCUSSÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS, 70

10 CONSIDERAÇÕES FINAIS, 72

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, 74

APÊNDICE, 77

 

Referência

NOVAES, Rafael Batista. Efeitos de um programa de ensino de futsal, baseado em uma perspectiva tática do jogo, sobre o desempenho tático. 2013. 79 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.