Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2386-4540

El intangible en los clubes brasileños: un análisis de los gastos con jugadores en las cuentas anuales

Número

n. 12

Ano

2019

Volume

v. 6

Páginas

p. 119-133

Arquivos

Resumo

Dada a importância dos intangíveis no contexto do futebol, o artigo identifica os intangíveis presentes nas demonstrações contábeis dos principais clubes brasileiros, comparando-os e identificando qual a parcela desses valores está relacionada aos gastos com a formação, aquisição e renovação de contratos com atletas, à luz das normas contábeis que permitem (ou exigem) tais práticas para os times brasileiros. Os resultados apontam um crescimento nominal no grupo dos intangíveis registrados nos balanços. Em termos proporcionais, representam mais de 10% do total do ativo em 2/3 da amostra selecionada, sendo que, em alguns casos, representam mais de 30% dos ativos. Em 26 dos 27 times analisados, a representatividade dos gastos com formação e profi ssionalização de atletas alcançam patamares superiores a 97% do intangível. Na média, 16,86% do ativo é representado pelo intangível, cujo conteúdo que se relaciona aos gastos com jogadores alcança, em média, 98,6%.Os resultados indicam a importância da pesquisa sobre metodologias de reconhecimento e mensuração de intangíveis específicas para os clubes de futebol. Em um esporte aonde os atletas assumem protagonismo
e movimentam altas cifras, considerar o impacto desse capital humano e intelectual nas demonstrações é necessário, possível e exige debate, adequação, padronização e expansão das atuais políticas.

PALAVRAS-CHAVE: Ativos intangíveis; clubes de futebol profissional; gestão esportiva; contabilidade no esporte; capital humano

Resumo (outro idioma)

Dada la importancia de los intangibles en el contexto del fútbol, el artículo identifi ca los intangibles presentes en las cuentas anuales de los principales clubes brasileños, comparándolos e identifi cando cuál es la parte de esas cantidades relacionada con los gastos de formación, adquisición y renovación de contratos con atletas, a la luz de las normas contables que permiten (o exigen) esas prácticas a los equipos brasileños. Los resultados apuntan a un crecimiento nominal en el grupo de los intangibles registrados en los informes. En términos proporcionales, representan más del 10% del total del activo en 2/3 de la muestra seleccionada, siendo que en algunos casos representan más del 30% de los activos. En 26 de los 27 equipos analizados, la representatividad de los gastos en formación y profesionalización de atletas alcanza niveles superiores al 97% del intangible. En el promedio, el 16,86% del activo está representado por el intangible, cuyo contenido que relaciona a los gastos con jugadores alcanza, en promedio, el 98,6%. Los resultados indican la importancia de la investigación sobre metodologías de reconocimiento y medición de intangibles específi cas para los clubes de fútbol. En un deporte donde los atletas asumen protagonismo y mueven altas cifras, considerar el impacto de ese capital en los informes es necesario, posible y exige debate, adecuación, estandarización y expansión de las actuales políticas.

Palabras clave: Activos intangibles, clubes de fútbol profesional, gestión deportiva, contabilidad en el deporte, capital humano

Abstract

Given the importance of intangibles in the context of soccer, this article identifi es the intangibles present in the fi nancial statements of the main Brazilian clubs, comparing them and identifying which part of these values ar e related to the expenses with training, acquisition and renewal of contracts with athletes, in light of the accounting standards that allow (or require) these practices for Brazilian teams. The results point to a nominal growth in the group of intangible assets recorded in the balance sheets. In proportional terms, they represent more than 10% of the total assets in 2/3 of the selected sample, and in some cases represent more than 30% of the assets. In 26 of the 27 teams analyzed, the representativeness of the training and professional training expenses of athletes reached levels above 97% of the intangible. On average, 16.86% of the assets are represented by intangible assets, whose content that relates to player spending reaches, on average, 98.6%. The results indicate the importance of the research on methodologies for recognition and measurement of specific intangibles for soccer clubs. In a sport where athletes take a leading role and move high figures, considering the impact of this capital on financial statements is necessary, possible and requires debate, adequacy, standardization and expansion of current policies.

KEYWORDS: Intangible assets; professional Soccer clubs; Sports management; Sports accounting; Human capital

Referência

ASSIS, Renan Barabanov de; NAKAMURA, Wilson Toshiro. El intangible en los clubes brasileños: un análisis de los gastos con jugadores en las cuentas anuales. Revista de Estudios Brasileños. Salamanca, v. 6, n. 12, p. 119-133, 2019.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A