Dada a importância dos intangíveis no contexto do futebol, o artigo identifica os intangíveis presentes nas demonstrações contábeis dos principais clubes brasileiros, comparando-os e identificando qual a parcela desses valores está relacionada aos gastos com a formação, aquisição e renovação de contratos com atletas, à luz das normas contábeis que permitem (ou exigem) tais práticas para os times brasileiros. Os resultados apontam um crescimento nominal no grupo dos intangíveis registrados nos balanços. Em termos proporcionais, representam mais de 10% do total do ativo em 2/3 da amostra selecionada, sendo que, em alguns casos, representam mais de 30% dos ativos. Em 26 dos 27 times analisados, a representatividade dos gastos com formação e profi ssionalização de atletas alcançam patamares superiores a 97% do intangível. Na média, 16,86% do ativo é representado pelo intangível, cujo conteúdo que se relaciona aos gastos com jogadores alcança, em média, 98,6%.Os resultados indicam a importância da pesquisa sobre metodologias de reconhecimento e mensuração de intangíveis específicas para os clubes de futebol. Em um esporte aonde os atletas assumem protagonismo
e movimentam altas cifras, considerar o impacto desse capital humano e intelectual nas demonstrações é necessário, possível e exige debate, adequação, padronização e expansão das atuais políticas.
PALAVRAS-CHAVE: Ativos intangíveis; clubes de futebol profissional; gestão esportiva; contabilidade no esporte; capital humano