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Dissertação

Em nome da excitação

Uma etnografia da relação política entre torcedores organizados e dirigentes de futebol
Ano

2014

Faculdade/Universidade

Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Ciências Sociais

Páginas

95

Arquivos

Resumo

Este trabalho visa investigar a natureza da relação entre Torcidas Organizadas e diretoria de clube de futebol. Para tal, foi produzida uma etnografia tendo como objeto de análise a torcida Young Flu, do Fluminense. A etnografia foi realizada em cerca de 1 ano no qual acumularam-se viagens, entrevistas, amizades, perigos e uma nova visão a respeito do futebol.
O futebol deve ser visto como “um fato social total”, conceito de Mauss (2003), no qual o social só é real quando está integrado a um sistema. Uma totalidade no sentido de que a sociedade inclui todos os fenômenos humanos de natureza econômica, cultural, política, religiosa, entre outros. Totalidade, no sentido de que a natureza desses bens produzidos pelos membros das comunidades não é apenas material, mas, sobretudo, simbólica.
Torcidas Organizadas são instituições legais, com CNPJ, não sendo grupos clandestinos. As Organizadas usam símbolos, bandeiras, bandeirões e faixas. Recendo gratuitamente das diretorias uma cota de ingressos, estes que nas mãos das torcidas, tornam-se um instrumento de uma economia simbólica de ingressos. Esta forma de autofinanciamento engloba também atividades sociais, como eventos e viagens, além da venda de material esportivo com símbolos da torcida e do clube (com a licença gratuita deste também). Mostram-se assim, verdadeiras empresas geradoras de lucro. Sugerindo, dessa forma, que existe uma relação de mercado compreendida como informal entre as Torcidas Organizadas e as diretorias de clube. Ser membro de Torcida Organizada garante certos direitos e contribui para internalizar um sentimento de pertencimento pelos quais outros não passam. Criam-se laços de solidariedade, de cooperação e de distinção perante os demais; assume-se um compromisso com rosto. Contudo, saliento que na arquibancada todos são bem-vindos para apoiar.

Palavras-chave: torcedores organizados, identidade, economia simbólica de ingressos.

Abstract

This work aims to investigate the nature of the relationship between “Torcidas Organizadas” and directors of the football´s clubs. F or this an ethnography was produced having as object of analysis the crowd “Young Flu”, of Fluminense, That ethnography took 1 year to be prepared, in which involved travel , interviews, friendships , dangers and a new vision about football.
Football should be seen as a “total social fact “, where the concept by Anthropologist Mauss (2003), wich the socialare only real if that´s integrate a system. All the meaning of on e society are resumed in all : total in the sense that society includes all human phenomena of economic , cultural, political, religious , among others , with no prior hierarchy . Whole, in the sense that the nature of the goods produced by community members is not only material, but particularly symbolic.
“Torcidas Organizadas” are legal institutions, they are legally registered in government, not being clandestine groups. The “Organizadas” uses symbols as flags, banners, and “bandeirões”. Recivieng for free a quota of tickets, Tickets to the hands of the fans become a form of self-financing, a symbolic economy of tickets, we could include in this list as well the social events and activities like travels, where twisted also remunerate, sales material symbols using the free licensed club form. If so show true income profit generating enterprises. Suggesting a market relationship between “Torcidas Organizadas” and the club boards, this can be understood as informal. Being a member of a “Torcida Organizada” confers rights , a sense of belonging different from others. Being part of this group creates bonds of solidarity , cooperation and distinction before the other , it is assumed a commitment with face, but in bleachers everyone are welcome to support.

Key Words: Torcedores organizados, identity, symbolic economy of tickets.

Sumário

Introdução, 9
“Só a vitória nos interessa” – Objetivos gerais, 9
Justificativa, 10
Método, 13
Problema de Pesquisa, 13

CAPÍTULO I – Os torcedores organizados como problema sociológico, 14

CAPÍTULO II – METODOLOGIA, 38
2.1 – Tipo de pesquisa, 38
2.2 – Limitações do Método, 39
2.3 – Coleta de dados, 41

CAPÍTULO III – A história do futebol no Brasil: uma breve apresentação, 47
3.1 – O velho esporte bretão chega a terras brasileiras, 47
3.2-Torcida organizada,uma breve história, 56

CAPÍTULO IV – Em campo no campo – Uma Etnografia de Torcida, 60
4.1 Do papel do antropólogo e da torcida organizada, 60
4.2 O campo em campo, 64
4.3 Economia simbólica dos ingressos, 80

Conclusões, 85
Bibliografia, 90

Referência

SOUZA, Gustavo César Arêas de. Em nome da excitação: Uma etnografia da relação política entre torcedores organizados e dirigentes de futebol. 2014. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2014.
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