Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Tese

Empoderamento de afro-brasileiros no futebol

O Projeto Atleta Cidadão do Futuro como espaço de inclusão social
Ano

2013

Faculdade/Universidade

Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba

Tema

Tese

Área de concentração

Doutorado em Educação

Páginas

320

Arquivos

Resumo

O presente trabalho de tese trata sobre o empoderamento no futebol como um espaço que deve contribuir para a inclusão social de sujeitos afro-brasileiros das camadas pobres, participantes de escolinhas destinadas à formação de atletas no estado da Paraíba. O interesse pelo tema surgiu tanto em função de nossa relação pessoal com o futebol quanto por nossa formação acadêmica (inicial e continuada). Durante esse período, fizemos uma série de leituras e estudos que, mais adiante, despertariam nosso interesse pelo tema. Essa trajetória embrionária nos inquietou ainda mais e desencadeou todo um processo de estranhamento sobre o motivo da significativa presença de afro-brasileiros praticando esse esporte. Assim, surgiu-nos um primeiro questionamento: quais são as razões que levam esse segmento da população brasileira a perseverar no futebol, mesmo, contraditoriamente, vivenciando todo um contexto de discriminação, preconceito e racismo? Com essas incursões preliminares, sentimo-nos instigados a analisar como esse esporte, através do Projeto Atleta Cidadão do Futuro (PACF), contribui para o empoderamento de afro-brasileiros pobres e excluídos de Campina Grande-PB, conduzindo-os à inclusão social. Como base teórico-conceitual, selecionamos as noções de empoderamento e de inclusão social, articuladas à História Vista de Baixo, por entendermos que os sujeitos investigados, mergulhados num brutal processo de exclusão e pobreza, são, eles mesmos, os únicos capazes de contar a história da qual fazem parte. Desse modo, relacionamos esse referencial com a realidade dos entrevistados, destacando suas formas de pensar e de agir diante das atividades que realizam como meio de superação das adversidades sociais e econômicas. De abordagem qualitativa, a pesquisa compreendeu as suas dimensões bibliográfica, documental e de campo. Os instrumentos utilizados para a obtenção das informações foram o questionário sociodemográfico e a entrevista semiestruturada, aplicados diretamente no campo da pesquisa, tanto aos atletas em processo de empoderamento (os que estão se formando pelo PACF) quanto os empoderados (os que se formaram pelo PACF). Para tanto, tomamos como base documentos, arquivos, as falas de professores, colaboradores e, principalmente, os depoimentos dos atletas, sujeitos centrais de nossa pesquisa. De forma complementar, fizemos observações, filmagens e fotografias dos espaços e dos sujeitos, suas ações e seus comportamentos, o que nos ajudou nas descrições e nas análises subsequentes. Os resultados obtidos na investigação em tela mostraram que o futebol, através do PACF, ao retirar crianças e jovens das ruas e possibilitar que se tornem atletas/cidadãos, permite que tenham sonhos e esperanças por uma vida melhor. Portanto, não é somente um espaço de empoderamento, mas também de inclusão social para eles e seus familiares.

Palavras-chave: Empoderamento. Inclusão e exclusão social. Afro-brasileiros no futebol. História vista de baixo.

Resumo (outro idioma)

El presente trabajo trata acerca del empoderamiento en el fútbol como espacio que debe contribuir para la inclusión social de personas afro-brasileños de las camadas menos favorecidas, que jugan en pequeñas escuelas, destinada a la formación de deportistas del estado de Paraíba. El interés por la temática surgió por diversas raciones, dentre ellas, nusetra relación personal con el fútbol y por nuestra formación acadêmica (inicial y continuada). Durante esse período hicimos lecturas y estudios que después despertarían nuestro interés por el tema en debate. Essa trajetoria embrionaria hemos dejado curiosos, desarollando todo un proceso de extrañamiento del porquê de la expresiva presencia de afro-brasileños practicando esse deporte. Asi, apareció una nueva duda:¿ cuales son las razones que hacen esse segmiento de La población brasileña a permaneceren em el fútbol, mismo con La presencia del fuerte e considerable racismo ¿ Por médio de essas percepciones procuramos por medio del Proyeto atleta ciudadano del futuro (PACF), contribui para el empoderamiento de afro-brasileños, pobres y excluídos de Campina Grande – PB los dirigindo a la inclusión social, articuladas a la História vista de Baixo. Essas personas que hacen parte del brutal proceso de exclusión, son los mismos capazes de relatar la historia en La cual hacen parte. Con esa lógica relacionsmos esse referencial con la realidad de los entrevistados, destacando sus Sformas de pensar y actuar frente las actividades que realizan con fin de superar sus adversidades sociales y económincas. No que se refiere a la abordagen cualitativa. La pesquisa há comprendido SUS dimensiones bibliográfica, documental y de campo. Las herramientas utilizadas para obtención de las informaciones fueron una serie de quesitos sociodemografico y la entrevista semiestructurada aplicados directo em el campo de pesquisa, tanto para los deportistas, em proceso de de enpoderamiento (los que están em formación com el cuanto aquellos empoderados (los que se formaron pelo PACF). Con esto, tomamos como base, documientos, arquivos y relatos de profesores y ayudantes y los depoimentos de los deportistas, sujectos centrales de nuestra pesquisa. Para complementarmos hicimos películas y figuras de los espacios de los sujectos y de sus, acciones y comportamientos que ayudaron a la analise posterior. Los resultados obtidos a aprtir de la investigación nos relató que el fútbol por medio del PACF, al sacar ninños y jóvrnes de las calles posiblitó la oportunidad de ser ciudadadanos, promovendo la creación de sueños de los cambiar a ser actores de su propia historia, constituyendo no sólo un espacio de enpoderamiento, pero también de inclusión social para sus familiares.

Palabras-llave: Empoderamiento. Inclusión y exclusión social. Afro-brasileños en el fútbol. História vista por bajo.

Abstract

This thesis talks about the empowerment in soccer as a place that should contribute to the social inclusion of Afro-Brazilian people in poor social groups, participants of soccer schools designed to the formation of athletes in the state of Paraíba. The interest on this theme appeared because of our personal relation with the soccer but also from our academic formation (from the beginning and going on). Through that period, we made several readings and studies that aroused our interest for this theme. This embryonic trajectory disturbed us even more in a point of making us initiate an whole process of estrangement from the reason of the amount of Afro-Brazilian people practicing this sport. As soon, a first question emerged: which reasons take this part of the Brazilian population to persist and insist in soccer, even though, in a contradictory way, living in a context of discrimination, prejudice and racism? From these first incursions we feel touched to analyze how this sport, through the Projeto Atleta Cidadão do Futuro (PACF), contribute to the empowerment of poor and excluded Afro-Brazilian people from Campina Grande-PB, taking them to the social inclusion. As a basis theorist-conceptual, we selected the notions of empowerment and social inclusion, articulated to the Story Viewed From Below, because we understand that the investigated people, submerged in a brutal process of social exclusion and poverty, are, themselves, the only ones capable of telling the story they are part of. Therefore, we list their ways of thinking and acting in front of the activities they do as a way of overcoming the social and economic problems. Coming from a qualitative approach, this research consisted to its bibliographic, documental and on field dimensions. The instruments utilized to obtain the information were the sociodemographic questionary and the semi structured interview applied directly in the research field to the athletes in process of empowerment (those being formed by PACF) and also applied to the empowered ones (The ones already formed by PACF). For that, we started with documents, archives and the talks of teachers, collaborators and, mainly, the athletes, the core people of our research. As a complementary way we did observations, video recordings and pictures from the places and people, as their actions and behavior, helping us in the descriptions and analysis. The results we had through this investigation showed us that the soccer, through PACF, coming of taking off kids and young people from the streets, enabling them to become athletes/citizens, give them the creation of dreams and hope for a better life, making, after all, not only an space of empowerment but also, an space inside the social inclusion to them and their families.

Key-Words: Empowerment. Social inclusion and social exclusion. Afro-brazillians in soccer. The Story viewed from below.

Sumário

1 INTRODUÇÃO, 16

2 O NORTE TEÓRICO-METODOLÓGICO, 32

3 HISTÓRIA VISTA DE BAIXO, EMPODERAMENTO E INCLUSÃO SOCIAL, 55
3.1 REVISITANDO A HISTÓRIA VISTA DE BAIXO, 55
3.2 REVISITANDO A HISTÓRIA DOS AFRO-BRASILEIROS, 64
3.3 SITUANDO HISTORICAMENTE O EMPODERAMENTO, 76
3.4 O CONCEITO DE EMPODERAMENTO, 79
3.5 A QUESTÃO SEMÂNTICA E NÍVEIS DE EMPODERAMENTO, 82
3.6 COMPONENTES DO EMPODERAMENTO, 87
3.7 EMPODERAMENTO E A NOÇÃO DE PODER, 88
3.8 PODER COMO PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO E OS SUJEITOS DO EMPODERAMENTO, 93
3.9 O CONCEITO DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO SOCIAL, 98
3.9.1 Afinal, o que é inclusão social?, 103

4 O PROJETO ATLETA CIDADÃO DO FUTURO (PACF), 109
4.1 PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES COM O CAMPO DA PESQUISA, 109
4.2 POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE ATLETA, 115
4.3 PACF: VERIFICANDO O DOCUMENTO, 118
4.4 CARACTERIZANDO OS SUJEITOS DO PACF, 131
4.4.1 Os atletas, 133
4.4.2 Coordenador e colaboradores, 141
4.5 O ESPAÇO, A ROTINA E AS ATIVIDADES DA FORMAÇÃO DO ATLETA/CIDADÃO, 143

5 EMPODERAMENTO COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL DE AFRO-BRASILEIROS, 152
5.1 OS SUJEITOS EM PROCESSO DE EMPODERAMENTO, 152
5.1.1 Influência do agente formador, 152
5.1.2 Futebol, estudo e trabalho, 155
5.1.3 O PACF como espaço de transformação, 156
5.1.4 Compreensão da realidade, 159
5.2 OS SUJEITOS EMPODERADOS, 170
5.2.1 Formação e professor formador, 171
5.2.2 O contrato, 175
5.2.3 Aprendizagens e relacionamentos, 177
5.2.4 O futuro, 181
5.3 EMPODERANDOS E EMPODERADOS: SINTETIZANDO AS FALAS, 185

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS, 197

REFERÊNCIAS, 207

ANEXOS, 118
ANEXO A – FOTOS DE ATLETAS QUE PASSARAM PELO PACF, 219
ANEXO B – SUJEITO EMPODERADO DO PACF ANTES DO EMPODERAMENTO, 227
ANEXO C – SUJEITO EMPODERADO FORMADO NO PACF, 228
ANEXO D – SUJEITO EMPODERADO FORMADO NO PACF, 229
ANEXO E – SUJEITO EMPODERADO VISITANDO O PACF, 230
ANEXO F – SUJEITO EMPODERADO DO PACF ANTES DO EMPODERAMENTO, 231
ANEXO G – SUJEITO EMPODERADO FORMADO NO PACF, 232
ANEXO H – SUJEITO EMPODERADO FORMADO NO PACF, 233
ANEXO I – SUJEITO EMPODERADO FORMADO NO PACF ATUANDO NA SELEÇÃO BRASILEIRA, 234
ANEXO J – SUJEITO EMPODERADO FORMADO NO PACF ATUANDO NA SELEÇÃO BRASILEIRA, NA FINAL DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES 2013, 235
ANEXO L – PROJETO DO PACF, 236

APÊNDICES, 251
APÊNDICE A – SUJEITOS DO PACF EM PROCESSO DE EMPODERAMENTO, 252
APÊNDICE B – UM DOS SUJEITOS EMPODERADOS DO PACF E O PESQUISADOR EM DIA DE ENTREVISTA, 253
APÊNDICE C – UM DOS SUJEITOS EMPODERADOS DO PACF E O PESQUISADOR EM DIA DE ENTREVISTA, 254
APÊNDICE D – UM DOS SUJEITOS EMPODERADOS DO PACF E O PESQUISADOR EM DIA DE ENTREVISTA, 255
APÊNDICE E – PAI DE UM DOS SUJEITOS EMPODERADOS DO PACF E O PESQUISADOR EM DIA DE ENTREVISTA, 256
APÊNDICE F – UM DOS SUJEITOS EMPODERADOS DO PACF E O PESQUISADOR EM DIA DE ENTREVISTA, 257
APÊNDICE G – MÃE DE UM DOS SUJEITOS EMPODERADOS DO PACF E O PESQUISADOR EM DIA DE ENTREVISTA, 258
APÊNDICE H – PAI DE UM DOS SUJEITOS EMPODERADOS DO PACF E O PESQUISADOR EM DIA DE ENTREVISTA, 259
APÊNDICE I – TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE), 260
APÊNDICE J – ROTEIRO DE QUESTIONÁRIO SOCIODEMOGRÁFICO, 262
APÊNDICE L – ROTEIRO DE ENTREVISTA DOS SUJEITOS EM PROCESSO DE EMPODERAMENTO, 263
APÊNDICE M – ROTEIRO DE ENTREVISTA DOS SUJEITOS EMPODERADOS, 264
APÊNDICE N – TRANSCRIÇÃO DAS ENTREVISTAS DOS SUJEITOS EM PROCESSO DE EMPODERAMENTO, 265
APÊNDICE O – TRANSCRIÇÃO DAS ENTREVISTAS DOS SUJEITOS
EMPODERADOS, 303

Referência

SILVA, Lucas Vieira de Lima. Empoderamento de afro-brasileiros no futebol: O Projeto Atleta Cidadão do Futuro como espaço de inclusão social. 2013. 320 f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A